Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

A diferença está no não-produto

A DIFERENÇA ESTÁ NO NÃO-PRODUTO

 

Luiz Marins

 

Muitas empresas são extremamente preocupadas com a qualidade dos produtos e serviços que fabricam ou fornecem e se esquecem de verificar e cuidar como esses produtos e serviços são percebidos pelo mercado, pelos clientes. Elas são fortes em conteúdo e fracas em continente.

Hoje, com muitos concorrentes, qualidade semelhante e preços similares, tão importante quando o produto em si (conteúdo) é o continente, ou seja como ele chega, como é percebidos pelos clientes, pelo mercado.

Conheço empresas que realmente possuem produtos e serviços muito superiores aos da concorrência, mas que vendem menos, embora os preços sejam competitivos.

O que ocorre é que a percepção que o cliente tem de uma empresa ultrapassa os produtos ou serviços que ela produz ou fornece. O cliente percebe a empresa como um todo.

Pouco adianta um produto excelente se a assistência técnica for ruim, a entrega não cumprir prazos, as formas de pagamento forem antiquadas, o design for desagradável.

O produto deles é o melhor do mercado, mas não dá para comprar porque são muito complicados, afirmou um cliente. Eles prometem prazos e nunca cumprem, disse um cliente sobre outra empresa.

Assim, veja como sua empresa, sua marca, seus produtos e serviços são percebidos pelo mercado e lembre-se que ter o melhor produto é obrigação.   A diferença estará, a cada dia mais, no não-produto.

Pense nisso. Sucesso!


 

PENSE NISSO:

  • Você entende que a diferenciação que o cliente valoriza e paga pode estar no não-produto? Na forma de pagamento, na entrega, no atendimento, na assistência pós-venda?
  • A sua empresa tem uma verdadeira preocupação e cuidado com os aspectos que ultrapassam o produto em si, como design, relacionamento com clientes e fornecedores, embalagem, etc.?
  • Se você não tiver qualidade, estará fora do mercado. O que você tem feito para que sua marca seja percebida como valor pelo mercado, além da qualidade?
Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais