Escrito por Luiz Marins
Professor, o problema não é de conhecimento. O que falta é berço, disse-me a empresária ao relatar os problemas que estava enfrentando em relação às pessoas em suas empresas. São pequenas coisas que deveriam ter sido ensinadas em casa ou na pré-escola, desabafou. Fizemos uma lista com algumas dicas simples que fariam uma enorme diferença para melhorar o clima de uma empresa:
- Lembre-se sempre de dizer com licença; por favor e obrigado, mesmo que alguém esteja cumprindo sua obrigação ou seja muito amigo;
- Fale baixo. Ria baixo. Não seja inconveniente;
- Use o telefone e a internet somente para assuntos de trabalho. Evite usar esses meios para assuntos particulares;
- Ao tomar emprestada alguma coisa, nunca se esqueça de devolver e agradecer;
- Ajude a manter limpo o ambiente de trabalho. Mantenha limpo o sanitário após o uso. Cuidado com copos e xícaras sujas. Jogue os copinhos de café no local apropriado. Arrume sua mesa de trabalho;
- Respeite a fila. Mesmo que ache desnecessário respeitá-la, porque vai pegar só uma coisa, etc. Não queira parecer esperto;
- Não fale mal dos outros. Não se envolva em fofocas;
- Cuidado com as anedotas e brincadeiras pessoais, como apelidos, etc. Cuidado para não ofender as pessoas;
- Cuide de sua imagem. Vista-se sobriamente. Afinal você está num ambiente de trabalho e não numa festa ou diversão;
- Controle a sua agressividade. Cuidado com a forma de falar e escrever. Não seja rude.
São coisas simples que farão uma enorme diferença para que o clima de sua empresa favoreça a produtividade e a excelência.
Pense nisso. Sucesso!