Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Sem espírito de time é impossível vencer

trabalho-em-equipeNão há como vencer no mundo competitivo em que vivemos, sem espírito de time. E o nome correto para vencer é realmente “time”. Não basta ser uma equipe ou um grupo. É preciso ser um time para vencer. É preciso que tenhamos consciência de que um time é muito mais que um conjunto de pessoas, uma equipe ou um grupo. O time tem um objetivo e uma missão: vencer o jogo. E aqui vão seis características essenciais que fazem o “espírito de time” que tanto precisamos hoje:


1. A primeira coisa a fazer é recrutar e selecionar os melhores jogadores. Todos sabem que sem jogadores excelentes, vencer é impossível.


2. Depois de formado o time, ele tem que treinar. Treinar muito! Treinar sem parar!


3. E não basta treinar. É preciso ter boas estratégias e táticas eficazes para cada situação. É preciso conhecer os adversários. É preciso estudar, usar a inteligência. Treinar sem estratégia definida pode ser perda de tempo.


4. Para isso é preciso ter um bom treinador, um verdadeiro líder que consiga tirar o melhor de cada um dos jogadores nas várias situações de jogo e de adversários, que desenvolva essas estratégias e táticas para vencer - e isso ele faz com a ajuda de profissionais especializados e de uma comissão técnica.


5. Num time os talentos individuais são fundamentais, mas não basta o treinamento individual. Nos treinamentos coletivos é que se forma o espírito de time - “um por todos, todos por um” para fazer o time vencer.


6. E ainda motivação, concentração, conforto, qualidade de vida, boa saúde física e mental são essenciais para que os membros do time estejam em condições de dar tudo o que podem para que o objetivo seja atingido: vencer!

 

Agora pergunto ao leitor. Não é exatamente isso que precisamos ter em nossa empresa? Não é verdade que o que mais falta em nossas organizações é justamente o “espírito de time”? Não é verdade que há pessoas que ainda pensam ser possível vencer com individualismos, egocentrismos e egoísmos, conceitos totalmente opostos a um time? Será que em nossa empresa as pessoas passam a bola ao que estiver melhor colocado? Será que comemoramos como um time, o gol marcado por apenas um de nossos jogadores? Lembre-se: sem espírito de time é impossível vencer!

 

Pense nisso. Sucesso!

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais