Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Aprendendo a Aprender

A Fundação Luiz Almeida Marins Filho tem como foco, de acordo com seus estatutos, Ensinar a Aprender. Essa é a nossa missão e nosso foco. É assim porque acreditamos que a coisa mais essencial que devemos ensinar nos dias de hoje é justamente “ensinar a aprender”.

 

Uma pessoa que não seja um eterno aprendiz não terá sucesso no mundo de hoje. A velocidade da mudança, o ciclo de vida curto dos produtos, a crescente exigência dos clientes e a concorrência global em que estamos inseridos, exigem de nós uma disposição constante para aprender, para mudar nossos conceitos, nossos hábitos e nossa forma de agir. Nunca como hoje, ter uma atitude de aprender foi tão essencial para o sucesso pessoal e profissional. Hoje, uma pessoa pode ser considerada “velha” apenas quando ela perde a vontade de aprender. Pessoas que mantêm acesa a chama de aprender não envelhecem, pois suas cabeças continuam jovens.

 

Não há desculpa para que uma pessoa fique parada e não se desenvolva. Existem muitas bibliotecas, revistas e jornais em profusão, a internet está em quase todos os lugares e com fácil acesso. Fora isso, há dezenas de outras oportunidades - cursos, palestras e mesmo canais de televisão com excelente conteúdo. É preciso nunca perder a vontade de aprender e de se expor a novos conhecimentos e experiências de alto valor. Não podemos jogar a toalha dizendo que “não temos mais o que aprender” e que isso é só para os mais jovens. Até mesmo a medicina tem nos ensinado que manter o cérebro ativo é essencial para uma boa saúde mental.

 

Para aprender a aprender é preciso criar hábitos saudáveis de leitura, de anotação, de curiosidade pelo saber. O hábito se forma pela repetição e isso exige algum esforço. Quanto mais você ler, mais desejará ler. Quanto mais você aguçar sua curiosidade e ir atrás do conhecimento, mais sentirá prazer em estudar. Quanto mais participar de cursos, palestras e seminários mais sentirá vontade de participar, pois terá motivação para vencer a preguiça e a acomodação.

 

O século XXI é o século do conhecimento. Dedique-se a aprender a aprender.

 

Seja um eterno aprendiz. Pense nisso. Sucesso! 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais