Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Gratidão e Perdão: duas virtudes para começar dezembro

Para começar dezembro como se deve, sugiro a prática de duas virtudes: a Gratidão e o Perdão. Explico: a Gratidão é um reconhecimento por um bem que alguém nos fez. A palavra vem do latim gratia que significa a honra ou homenagem que se presta a alguém. Daí as palavras agradecimento, agradar, gracioso, congratulação, gratificar e mesmo a palavra ingratidão.

Já o Perdão vem do prefixo latino per (que quer dizer ação completa e total) e o verbo donare (doar). Assim, o perdão é um ato de generosidade e busca de esquecimento de algo de que se foi vítima. Quem perdoa age deliberadamente dando seu perdão a alguém.

Assim, minha proposta é que você faça de dezembro um mês para agradecer todos aqueles que durante este ano ajudaram, direta ou indiretamente, você e sua empresa. Agradeça seus amigos e colaboradores. Agradeça seus colegas de trabalho. Agradeça seus fornecedores. Agradeça seus terceirizados. Agradeça aquelas pessoas quase anônimas que trabalham com você. Agradeça sua família, seu chefe, seus subordinados. Não economize gratidão neste dezembro. E você verá o quanto se sentirá bem.

Da mesma forma, minha proposta é que você faça um grande esforço de perdoar. Perdoe aquela pessoa que falou mal de você. Perdoe e esqueça. Perdoe aquele concorrente que tentou prejudicar você. Perdoe e esqueça. Perdoe aquele(a) colega de trabalho que quis puxar o seu tapete. Perdoe e esqueça. Perdoar faz bem à alma. Você verá o quanto se sentirá bem.

Na sua empresa faça o “Dia da Gratidão e do Perdão”. Nesse dia, todos os colaboradores, de todos os departamentos, sairão de suas salas e irão agradecer os demais. Agradecer, pedir desculpas pelos erros cometidos, pelas ofensas, pelas brigas, pelas fofocas. Encha sua empresa de cartazes com “Muito Obrigado!” Obrigado pelo ano que está terminando e por tudo o que aconteceu de bom e também pelas dificuldades que nos fizeram aprender um pouco mais da vida.

Com gratidão e perdão você e sua empresa estarão em melhores condições para começar um novo ano.

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais