Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

A técnica do queijo suíço

a-tecnica-do-queijo-suico

Uma das técnicas mais simples que as pessoas de sucesso utilizam é a chamada “técnica do queijo suíço”. Lembre-se que a imagem popular de um queijo suíço é cheia de buracos. Daí o nome da técnica.

 

Assim, se você é muito ocupado, tem muitas coisas a fazer e não tem todo o tempo do mundo à sua disposição, vá fazendo “buracos” nas tarefas maiores que tem que realizar. Vá comendo as grandes tarefas em pedaços. Se não puder fazer tudo, faça uma parte hoje, outra amanhã até que a tarefa toda esteja pronta. Essa é a ideia!

 

Se você, por exemplo, tiver um relatório muito extenso para escrever e não tem tempo para parar e escrevê-lo por completo, vá fazendo a cada dia uma pequena parte dele: hoje faça a parte financeira, amanhã a descrição das partes, depois alguns desenhos, etc. Quando você se der conta, o relatório estará completo.

 

Da mesma forma me perguntam como faço para escrever livros. Onde encontro tempo? Afinal, já são mais de vinte livros escritos. A resposta é sempre a “técnica do queijo suíço”. É claro que não tenho condições de me isolar por semanas seguidas num lugar paradisíaco e ficar somente escrevendo (esse é o sonho de todo escritor e que só os muito milionários conseguem). Tenho que escrever e ao mesmo tempo trabalhar nas demais tarefas que tenho que cumprir. 

  

O que faço é exatamente utilizar a “técnica do queijo suíço”. Hoje escrevo a introdução; amanhã penso no título dos capítulos e em seguida vou escrevendo um a um. E, acredite, nem sempre consigo completar um só capítulo no mesmo dia.Vou fazendo “buracos” na minha tarefa de escrever livros até que o livro esteja completamente escrito, ou, como brinco, que “o queijo esteja todo comido”.

  

Pense nessa técnica para organizar sua vida. Quantas coisas você deseja fazer e nunca encontra tempo? Quantas tarefas pendentes entulham a sua mente em busca de um tempo que não existe para serem completadas? Lembre-se do queijo suíço!

 

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais