Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Faça uma lista do que não fazer

Todas as pessoas que conheço têm o hábito de fazer e refazer uma lista de coisas a fazer. Muitas vezes essa lista é tão extensa que dá desespero só de olhar. E sem conseguir cumprir com as demandas da tal lista, muitas pessoas se perdem em coisas acidentais, fazendo tudo o que não é essencial e postergando as coisas realmente importantes.
Para resolver esse frustrante problema, muitos especialistas em produtividade e administração do tempo dizem que a coisa mais útil que você pode criar é uma lista  descrevendo o que não fazer. Ao tomar consciência de como você gasta o seu tempo, você pode determinar quais atividades não produzem resultados de valor quando comparados com o tempo e o esforço que elas exigem. Com essa lista do que não fazer você poderá começar a cortar os desperdiçadores de tempo de sua vida. Em seu best-seller “Empresas feitas para vencer” (Good to Great), Jim Collins reforça o valor de uma lista do tipo “pare-de-fazer”.
Ao fazer esse exercício com empresas a quem prestamos consultoria, as pessoas declararam que com essa lista do que não fazer conseguiram melhorar muito a sua produtividade e focar nas coisas essenciais. Lembro-me bem de um executivo que colocou em primeiro lugar na sua lista “não abrir a caixa de e-mails logo pela manhã ao chegar no escritório e se concentrar nas coisas essenciais a fazer em primeiro lugar”. Só com isso, disse ele, sua vida melhorou muito! Outro, preocupado em equilibrar melhor sua vida profissional e sua vida familiar colocou: “Não levar documentos de trabalho para ler em minha casa. Vou me organizar para fazer isso no escritório.” E em seguida escreveu: “Não vou mais permitir que façam rodinhas de conversa em minha sala pois isso rouba tempo das coisas essenciais que tenho que fazer”.
Decida seriamente em fazer uma lista do que não fazer ou deixar de fazer e você ficará surpreso ao ver o tempo sobrar, a produtividade aumentar e sua vida ter mais qualidade.
Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais