Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Terceirize seus pontos fracos

Todos nós, profissionalmente, temos pontos fortes e pontos fracos. Temos coisas nas quais somos bons, temos facilidade e prazer em fazer e coisas nas quais não somos bons, não temos facilidade e nem prazer em fazer.  Ninguém consegue ser excelente em tudo.
O conselho é para que você, profissionalmente, reforce seus pontos fortes e “terceirize” seus pontos fracos. Terceirizar significa deixar que outras pessoas façam aquilo que você não faz bem.
Reforçando seus pontos fortes, você de bom passará a ótimo e de ótimo a excelente e será reconhecido por seus identificadores positivos - as coisas que faz bem e cada vez melhor. Muitas pessoas passam a vida toda lutando com seus pontos fracos, tentando fazer coisas que não sentem prazer em fazer e nem mesmo têm habilidade para fazer. Assim, elas acabam reforçando seus pontos fracos em vez de reforçar seus pontos fortes. Essas pessoas têm a ilusão de querer ser excelente em tudo e com isso, na verdade, acabam sendo “mais-ou-menos” em tudo, pois que não reforçando seus pontos fortes jamais serão excelentes naquilo em que já são boas.
É preciso ter a humildade de reconhecer nossas fraquezas profissionais e, obviamente, buscar sempre o nosso aperfeiçoamento. Mas, jamais podemos nos esquecer de reforçar nossos pontos fortes.
É claro que estou escrevendo isto tudo em relação à nossa vida profissional e não em relação à nossa vida pessoal, ao nosso comportamento. Não há desculpa alguma para que não corrijamos nossos defeitos, pequenos e grandes e para não darmos toda a energia para nos livrar de nossos pontos fracos em nossa conduta, comportamento e atitudes.
O que quero dizer é que, profissionalmente, é preciso ter a sabedoria de deixar que outras pessoas façam aquilo que não sabemos fazer bem, ao mesmo tempo em que devemos reforçar em nós, as coisas que fazemos bem. Aprenda, pois, a terceirizar seus pontos fracos.
Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais