Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Faço o que devo ou só faço o que gosto?

Conheço pessoas que têm a ilusão de poder fazer só o que gostam. Com essa ilusão vivem deixando para depois as coisas que realmente devem fazer. E aí não têm sucesso.
Temos que permanentemente nos perguntar: será que o que estou fazendo é o que devo fazer ou estou fazendo isto porque gosto de fazer?

Não há nada errado em se fazer o que gosta, mas é preciso ter consciência clara das coisas que devemos fazer e que temos que fazer, mesmo sem gostar. Nessas horas temos que nos empurrar para a frente e fazer o que deve ser feito, sem reclamar, sem murmurar, simplesmente fazer.

A ilusão de que a vida é fácil e de que não somos obrigados a fazer muitas coisas que não gostamos pode infelicitar as pessoas. É preciso ter autodomínio e controlar nossas emoções, nossa raiva, nosso desejo de desistir. O autodomínio é o segredo de pessoas de sucesso no longo prazo. Elas não fazem só o que gostam. Elas sabem que na vida temos que “engolir muitos sapos” para vencer.
Isso não significa transigir em relação a valores éticos e morais. Temos que ter a coragem de dizer não quando um não deve ser dito. Temos que pautar nossa vida por valores elevados. O que quero dizer é que temos que dominar nossas emoções e nossa vontade, fazendo o que temos que fazer e não viver postergando, deixando para depois, as coisas que sabemos que devemos fazer. Esse é o autodomínio. Não podemos deixar a preguiça nos dominar, nem nos enganar fingindo que as coisas que devemos fazer não são importantes e podem ser deixadas para depois. Esse é um grande perigo. O perigo do autoengano pela preguiça, pela falta do domínio da vontade.
Pense em quantas coisas você faz num dia e que se pudesse não faria. Pense também nas consequências que sofreria se não tivesse feito as coisas que sabe que deveria fazer e as fez. Pense também em quantas coisas você sabe que deveria ter feito e não fez. Tenha autodomínio!

Pense nisso. Sucesso!

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais