Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Em busca de conhecimento

Vinte sucessores de empresas brasileiras, participantes do Curso para Sucessores da Anthropos, estão embarcando para Barcelona, na Espanha, para fazer um programa de uma semana no IESE da Universidade de Navarra, uma das mais importantes escolas de administração de empresas do mundo.  Irão estudar os desafios das empresas familiares e os da conciliação entre trabalho e família. Além de aulas e palestras, o programa inclui visitas a empresas como a Codorniu (espumante), Borges (azeite), hotéis e uma palestra no próprio estádio do Barcelona (Camp Nou) sobre liderança de times.
 Ser gestor de uma empresa familiar tem desafios próprios que precisam ser estudados comparativamente com empresas de sucesso e com pessoal especializado.  Assim, para se ter sucesso nos dias de hoje é preciso buscar conhecimento onde ele esteja. E essa busca do conhecimento deve ser de todas as formas - estudando, lendo, visitando, perguntando, se expondo a experiências diversas de aprendizagem.
 Assim como esses jovens sucessores estão investindo em seu conhecimento, todos nós devemos fazer o mesmo. Conheço muitas pessoas que não acreditam nisso. Acham que é besteira viajar, conhecer, fazer cursos, ler. Acreditam saber tudo e não se abrem a novas experiências. É preciso também acreditar nas pesquisas, nas pessoas que se dedicam a estudar com metodologia científica, dos que passam anos se aprofundando num tema que tem a ver com a nossa vida pessoal e profissional.  Desacreditar do conhecimento científico é um erro que precisamos reconhecer. O conhecimento existe para ser dividido, compartilhado e usado. Quem se fecha a esse conhecimento perde muito mais do que imagina ao ficar olhando só para o próprio umbigo.
 Meu conselho é que você saia de seu casulo e se disponha a ir em busca do conhecimento. Faça cursos, visite empresas, vá a feiras e congressos.  Existe uma riqueza de conhecimento disponível para quem quer e vai buscar.
 Pense nisso. Sucesso! 

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais