Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Comece 2014 com elevada autoestima

É incrivelmente grande o número de pessoas que sofrem com a baixa autoestima. A autoestima alta ou baixa é consequência dos juízos que uma pessoa faz de si mesma.  Nathaniel Branden definiu a autoestima como "a experiência de ser competente para lidar com os desafios básicos da vida e ser digno da felicidade". Ela é consequência do julgamento implícito que cada pessoa tem da sua capacidade de enfrentar os desafios da vida, para compreender e resolver problemas e o direito de alcançar a felicidade e ser respeitada.  Sem uma autoestima elevada é quase impossível se obter sucesso em qualquer setor da atividade humana.

 

A baixa autoestima, segundo os mais prestigiados autores, pode ter inúmeras causas e não vamos aqui nos ater a elas. A pergunta que nos interessa é: como conseguir e manter uma autoestima elevada? Algumas pequenas atitudes e comportamentos podem ajudar e muito. Aqui vão três:

 

1. Procure fazer tudo com sentimento de perfeição, com atenção aos detalhes. Quando fazemos alguma coisa com atenção e cuidado sentimos um genuíno orgulho de nós mesmos. Mesmo quando não recebemos um esperado elogio, ao olharmos para uma obra que fizemos com perfeição nossa autoestima aumenta.

 

2. Desenvolva um sentimento de gratidão. Quando desenvolvemos em nós o hábito de agradecer nossa autoestima também aumenta. Desenvolva esse hábito. Agradeça sempre, principalmente as pessoas simples do cotidiano que anonimamente cuidam de nosso bem estar em casa ou no trabalho. Agradeça os amigos e também aqueles que o desafiam a ser melhor por criticarem você.

 

3. Seja uma pessoa gentil, polida e educada. Nada está mais fora de moda do que a falta de cortesia, de educação, de gentileza e de polidez. Vivemos no mundo do “sai daí” em vez do “com licença”. Por isso mesmo, quando você vai contra essa corrente e diz inúmeras vezes “com licença”; “por favor”; “obrigado” e “me desculpe” sua autoestima também melhorará. Você passará a ter um certo orgulho de ser capaz de fazer o que ninguém faz e de ser diferente.

 

São três coisas simples, bobas até, mas que farão com que você se destaque da massa, da multidão que faz as coisas pela metade, que não tem sentimento de gratidão e que é de uma grossura de meter medo em seres humanos mais civilizados. Sendo diferente, você será reconhecido com alguém especial e sua autoestima aumentará. E se você se dispuser a fazer melhor a cada dia, terá descoberto uma das grandes razões do sucesso pessoal e profissional.

 

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais