Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

O prestígio de se fazer presente e participar

participacao

Ao visitar a premiada PORMADE, uma empresa de União da Vitória no Paraná, com nosso grupo de sucessores de várias empresas, ficamos conhecendo os inúmeros projetos que realizam e que a colocam entre as 10 melhores empresas para trabalhar na América Latina. 

  

É claro que são muitas as razões de sucesso daquela empresa. Mas uma nos chamou muito a atenção: o presidente, os diretores e os membros da família proprietária, participam dos inúmeros eventos anuais, do começo ao fim. Sejam cursos, premiações, festas, etc. Eles estão sempre presentes. Participam, ouvem, dão sugestões e respeitam as opiniões dos colaboradores. Essa presença, do começo ao fim, atribui aos eventos um prestígio muito grande, o que de certa forma “obriga” a ativa participação de todos os colaboradores.

 

Pode parecer uma bobagem, mas a simples presença do dono, dos dirigentes principais, e até dos acionistas, faz uma enorme diferença. Se essas pessoas vão e estão lá é porque atribuem importância ao evento e isso dá prestígio a todo o corpo de colaboradores.

 

Conheço muitas empresas em que os dirigentes principais pouco participam, ou aparecem apenas para dizer que estiveram no local por alguns minutos e logo se vão. Sempre têm uma coisa mais importante para fazer e isso dá aos colaboradores a sensação clara de desprestígio.

 

Muitos me dirão ser impossível participar de todos os eventos. Concordo. Mas os dirigentes principais devem eleger alguns muitos eventos para participar, para estar presentes. O que tenho visto é uma grande ausência, principalmente em eventos que ocorrem em finais de semana ou fora do horário de expediente. Há ainda os que dizem não ir para não tirar a liberdade de seus colaboradores. Ora, isso não passa de uma bela desculpa para não participar. Sei também que estar presente e participar do começo ao fim dá trabalho, cansa. Mas os dirigentes devem lembrar que isso faz parte de uma liderança eficaz.

 

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais