Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

O que fazer na primavera

  • Imprimir

o-que-fazer-na-primavera

A palavra Primavera vem do latim - primo vere - que quer dizer “primeiro verão”, pois para os romanos havia somente duas estações - o inverno - hibernus tempus - que era muito curto e o verão - deveranum tempus - que englobava os nossos Primavera, Verão e Outono. A primavera era o começo desse tempo e por isso o nome que foi sendo mudado para prima vera, quer dizer a primeira estação do tempo mais quente, ou de verão. Assim, a Primavera é a primeira das estações do ano e, portanto, merece ser comemorada com alegria.

  

Muitas pessoas, principalmente as que moram nos grandes centros urbanos, não prestam atenção às estações do ano. Isso é uma pena! É preciso que nos lembremos de que durante milhares de anos a vida humana dependia totalmente desse conhecimento e do prestar atenção às mudanças da natureza. Até hoje é assim para quem vive no campo e produz nosso alimento.

 

Por tudo isso, minha sugestão é que você, pelo menos neste ano, preste atenção à Primavera e procure perceber como a natureza se transforma após o Inverno. Tudo renasce, tudo cresce, tudo floresce. É o ciclo que se repete todos os anos e que torna possível a vida neste nosso planeta. Passar batido pela Primavera é quase um crime! Sugiro, pois, às empresas e às pessoas que tomem a sério a Primavera.

 

Curtam a exuberância da natureza, das árvores que novamente se cobrem de folhas, do sol que fica mais tempo conosco, dos dias mais claros e que começam a se alongar como uma prévia do verão.

 

Agora é tempo de fazer uma sintonia fina com o ambiente e nossa responsabilidade em relação à natureza, à Terra, ao ar que respiramos, à água de que dependemos. É tempo de repensar a qualidade de vida de todos nós até mesmo em nossos ambientes fechados de escritórios e apartamentos. É tempo de re-humanizar o homem. É tempo de paz. Não é à toa que o Dia Mundial de Paz é o dia 21 de setembro, que também é o Dia da Árvore e que marca o início desse tempo de maravilhas da natureza que é a Primavera.

 

Pense em maneiras efetivas de não deixar a Primavera passar despercebida. Religue-se à natureza. Preste atenção à criação. Você se surpreenderá e a Terra agradecerá.

 

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn