Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Comporte-se nas confraternizações

Confraternizacoes

 

Sei que vou parecer uma velha avó dando conselhos a seus netos. Mas é isso mesmo que tenho a obrigação de fazer neste final de ano, quando as empresas programam as suas famosas confraternizações. Faço isso, mesmo correndo o risco de ser visto como uma velha rabugenta.


E faço isso por me preocupar com o sucesso de meus leitores, pois tenho visto e tido notícias de verdadeiros desastres cometidos por pessoas desavisadas durante as confraternizações de suas empresas.


É preciso lembrar que em todos os grupos humanos haverá sempre pessoas mal intencionadas que se aproveitarão dessas oportunidades mais festivas e informais para criar situações embaraçosas e muitas vezes irreversíveis, pelas suas consequências, àquelas que, ingenuamente, se deixam levar sem perceber a maldade de seus supostos amigos ou colegas. Já vi relacionamentos desfeitos graças às notícias que correram após essas festas. Já vi promoções perdidas pelo comportamento indesejado em situações como essas.


A verdade é que é preciso tomar muito cuidado com nosso comportamento nessas ocasiões festivas onde sempre podemos exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e perder a clara noção do que estamos fazendo e cairmos na armadilha de falar e fazer coisas das quais, com certeza, iremos nos arrepender e muito. Conheço alguns casos de pessoas que tiveram até mesmo que pedir demissão de seus cargos de chefia após terem perdido a noção do ridículo numa festa de final de ano de suas empresas.


Assim, mais uma vez, comporte-se e não se arrependerá. Saiba sair da roda na hora certa, despistar um assédio inconveniente e mesmo deixar a festa quando sentir que seu futuro está correndo qualquer risco de ser afetado. É melhor ser chamado de velho ou velha, careta e antissocial do que se arrepender de não ter tido a coragem de sair de cena com classe.


Pense nisso. Sucesso! Boas festas!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais