Artigos do Professor Marins e textos discutidos nos Programas de TV

Muita calma nesta hora

muita-calma-nesta-hora-professor-marins

Só se fala em crise! Os meios de comunicação divulgam a todo instante os dados alarmantes da economia e naturalmente isso nos assusta e nos faz rever planos e projetos. Isso é claro que temos que fazer, mas é preciso ter muita calma nesta hora.


É preciso não se deixar levar somente pela emoção e usar fortamente a nossa capacidade de análise crítica para ver a dimensão real da crise no nosso setor, na nossa área e o quanto ela está sendo e será contaminada pelos demais setores da economia. Agora é hora de pensar, conversar, reunir e ouvir as pessoas com quem trabalhamos e que estão em contato direto com nossos clientes e fornecedores antes de tomar qualquer decisão que poderá trazer mais problemas do que soluções. É preciso muita calma nesta hora - calma para ouvir, dialogar, pensar e depois decidir.


É claro que não podemos fazer o “jogo do contente” da Poliana e achar que tudo está bem conosco e que não seremos afetados. Mas é também preciso pesar bem as coisas e usar dados concretos da nossa realidade. O Brasil é muito grande e diversificado. É óbvio que haverá regiões e setores que serão mais ou menos afetados e é preciso que pensemos nisso para ver onde estamos e como devemos agir. Aqui cabe o ditado latino - Festina Lente - que quer dizer: Apressa-te devagar. Não podemos deixar de decidir, nem postergar indefinidamente as decisões esperando que o tempo resolva os problemas por si mesmo. Temos que agir, mas com a necessária prudência que só um bom uso da inteligência, de dados e informações confiáveis e grande capacidade de diálogo será capaz de nos oferecer.

 

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais