Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Cobra que não anda, não engole sapo

cobra-que-nao-anda

 

Um dos ditados portugueses mais populares no Brasil, principalmente no interior é este: cobra que não anda, não engole sapo. O dicionário de expressões - dicionariodeexpressoes.com.br - explica o ditado como “quem ficar parado ou acomodado não obterá êxito em nada” e dá como exemplo: "Que bom que sua irmã foi em busca de emprego pois cobra que não anda não engole sapo."


Antes que os defensores dos sapos se manifestem horrorizados é preciso esclarecer que as serpentes têm grande importância na cadeia alimentar, pois são grandes predadores de pequenos roedores, anfíbios e outros. As cobras também servem de alimento para outros animais e com esse ciclo o controle dessas populações é equilibrado. Assim é a natureza. Assim é a vida!


Em tempos difíceis como os que estamos vivendo, esse ditado serve como luvas para todos nós. Assim, se as pessoas de uma empresa qualquer ficarem esperando que os clientes venham e não forem atrás deles, dificilmente terão sucesso. É preciso sair em busca dos clientes.


Serve também para nós como pessoas. Se ficarmos parados, esperando que o sucesso venha, com certeza não virá. É preciso correr atrás do que queremos e construir o nosso sucesso. Vejo pessoas que não estudam, não se interessam, não participam, vivem acomodadas na própria acomodação invejando o sucesso alheio e justificando o próprio fracasso.
O que o ditado quer nos ensinar é que é preciso planejar e agir. Sair ao encontro das oportunidades que existem em nossa área, em nosso setor, em nossa especialidade, em nossa cidade, em nossa região e mesmo fora dela. É preciso passar, como sempre digo, do plano do choro ao plano da ação. Esse é o grande segredo do sucesso das empresas e pessoas e que agora se torna indispensável mesmo para a nossa sobrevivência em tempos mais bicudos como estes que estamos vivendo.

 

Veja se você não está querendo conseguir as coisas sem andar, caminhar, ir, participar. Veja se você não está acomodado(a) demais esperando que os sapos venham até sua boca, que as coisas aconteçam sem esforço. Lembre-se do ditado: cobra que não anda, não engole sapo!

 

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais