Artigos do Professor Marins e textos discutidos nos Programas de TV

Olhando pelo retrovisor

olhando pelo retrovisor

 

Com certeza você e eu conhecemos pessoas que dirigem sua vida olhando pelo retrovisor. São pessoas que vivem num passado que não existe mais ou que imaginam ingenuamente que ele possa voltar. São pessoas que não se conformam com erros que cometeram e numa tentativa vã de corrigi-los querem que o relógio seja milagrosamente atrasado e que o calendário volte no tempo que se foi. Pura ilusão!


Inconformadas com a inexorável realidade do presente, essas pessoas vivem amargas, lutando contra si mesmas, contra as outras pessoas a quem muitas vezes culpam pela sua própria infelicidade e contra o tempo que imaginam poder dominar. Pura ilusão!
E assim, iludidas, elas dirigem olhando pelo retrovisor e, obviamente, não conseguem ver a beleza do novo, da nova paisagem e as muitas oportunidades que surgem a todo instante à sua frente. Sua vida é um eterno marcha a ré. Engrenadas nessa única marcha para trás, elas vivem atoladas em sentimentos de culpa, de ódio, de vingança. E quando percebem que o mundo todo está passando à sua frente e as deixando para trás, elas quase enlouquecem de tristeza e depressão. Ficaram à beira da estrada da vida lutando contra o que não pode ser vencido, nem mudado: o tempo.


Assim, meu conselho é que você não dirija a sua vida olhando pelo retrovisor. Olhe para a frente, dirija com toda a atenção e com a sabedoria dos que não vivem freando, chorando um passado que não existe mais e dos que sabem que a estrada do futuro é pavimentada de cada momento presente vivido com toda a intensidade e comprometimento. Olhe e acelere para a frente tendo como habilitação, um sólido conjunto de crenças, valores e princípios elevados. E nunca se esqueça que viajar sozinho não vale a pena. Convide para viajar com você nesta vida, todas as pessoas que, com toda a sua inteligência e vontade, decidiu amar e fazer felizes. Só assim sua viagem será feliz e você chegará onde merecer chegar!

 

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais