Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

O desafio Olímpico e a empresa

  • Imprimir

Olympia 2016 Rio

Se fossemos escolher uma só palavra para definir a maior característica dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, essa palavra, sem dúvida, seria DESAFIO!

 

Pense nas centenas de horas, dias, meses e anos que esses atletas se dedicaram para “se desafiar” e treinar, treinar, treinar. Pense nas centenas de coisas que tiveram que deixar para trás. Pense nas oportunidades de lazer que eles tiveram que dispensar. Pense na tensão, no nervosismo, na concorrência, nas competições que tiveram que enfrentar. Pense nas dezenas de pessoas que disseram a elas que elas não iriam conseguir. Pense nas críticas, na inveja, nos interesses para favorecer adversários... Só essas coisas todas e muitas outras que você poderá pensar já seriam uma super olimpíada!


Essa capacidade de se desafiar exige um enorme domínio da vontade que só pode existir quando alicerçado num objetivo claro e muito desejado e com a consciência de que essa busca exigirá muito esforço e dedicação. Tudo isso dará ao atleta um foco do qual ele não pode se desviar. Por isso domínio da vontade, disciplina e foco são os três elementos essenciais para se tornar um atleta olímpico.

 

E se você pensar bem verá que esses três elementos são os mesmos exigidos para o sucesso pessoal e profissional de qualquer pessoa na vida pessoal e empresarial.

 

Assim, a pergunta que faço para você pensar nesta semana em que os Jogos Olímpicos começam é: como está seu domínio da vontade, sua disciplina e seu foco?

 

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn