Artigos do Professor Marins e textos discutidos nos Programas de TV

Você joga pelo time ou por você?

Você joga pelo time ou por você?

 

Luiz Marins

 

Existe uma sutil, mas muito importante, diferença entre grupo, equipe e time. Grupo é um conjunto de pessoas. Equipe é um conjunto de pessoas que realizam uma tarefa.  Já time é um conjunto de atletas trabalhando em conjunto para vencer um desafio ou um jogo com o objetivo de vencer seu adversário. É por isso que precisamos em nossa empresa de pessoas que formem um time e não simplesmente um grupo ou uma equipe.

            Num time todas as pessoas devem conhecer as regras do jogo, mas elas têm que ser diferentes, ter habilidades diferentes e o líder deve convocar as pessoas mais capacitadas para cada posição ou função.  Num time há posições de maior destaque público, de maior evidência, mas tão importantes quanto as que se encontram no ataque, na frente, são aquelas que defendem, preparam as jogadas, de forma muitas vezes quase anônima, aparecendo pouco. Mas sem essas pessoas, o time não vencerá. Todos nós sabemos disso quando se trata de qualquer esporte. Mas, e na empresa?  Somos um grupo, uma equipe ou um time?

            Participar de um time exige um enorme equilíbrio e uma autoestima elevada.  Depois de você ter driblado sozinho nove jogadores do time adversário, ao chegar próximo ao gol um jogador da defesa adversária impede o seu caminho. Você olha para o lado e vê um companheiro seu que não correu, não driblou ninguém, ficou na sombra.... Você passa a bola para esse companheiro, ele dá um simples tapa na bola e marca o gol! Ele é o artilheiro, ele é quem a televisão irá entrevistar e ele diz na entrevista: “não é fácil...”. E você? E você que fez todo o trabalho e colocou a bola nos pés de seu companheiro? Você, provavelmente, receberá apenas um sinal de positivo com o polegar desse seu companheiro. Não é fácil. Isso é time! Time sou eu ser capaz de passar a bola para um companheiro meu que esteja melhor colocado que eu para que o time (a empresa) marque o gol e não eu!

            Você é capaz disso? Ou você é aquela pessoa que perde a bola em vez de passar para alguém melhor colocado e ao ouvir a reclamação diz: “não vi você”.

            Pense nisso. Sucesso!

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais