Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Você faz parte do problema ou da solução?

VOCÊ FAZ PARTE DO PROBLEMA OU DA SOLUÇÃO?

 

Luiz Marins

 

 Você faz parte do problema ou da solução? Esta é uma pergunta que devemos sempre nos fazer.

 Ao prestar consultoria a uma grande empresa, os gerentes me entregaram uma lista de 65 problemas que, segundo eles, a empresa deveria resolver. Na reunião de análise dessa lista, os gerentes enfatizaram a gravidades desses problemas e disseram que ali estavam os grandes empecilhos para o sucesso da empresa. Ao analisar os problemas, vi que a maior parte deles poderia e deveria ser enfrentada e resolvida pelos próprios gerentes. Para ter certeza de que eles tinham a necessária autonomia, consultei a diretoria e obtive a confirmação de que os próprios gerentes poderiam tomar as medidas necessárias para a solução da maior parte deles.

Na verdade, os gerentes faziam parte do problema e não da solução!

É fácil apontar problemas. É fácil enumerar coisas que devem ser feitas. É fácil dizer “alguém precisa fazer isso” ou “alguém precisa tomar uma providência”. A pergunta que faço é: não será você mesmo esse “alguém”? E mesmo que não seja o responsável ou não tenha autonomia para agir, você não poderia propor alternativas de solução em vez de só apresentar problemas?

Quando sua empresa olha para você vê alguém comprometido com a solução ou mais um apontador de problemas? A verdade é que precisamos de pessoas comprometidas com a solução, dispostas a agir, a correr riscos em benefício de nossos clientes e da qualidade de nossos produtos e serviços. Alguém que nos ajude a resolver e que apresente propostas inovadoras e criativas.

Pense nisso. Você faz parte do problema ou da solução? Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais