Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

A parte cheia do cálice chamado Brasil

(Artigo escrito em novembro de 2000)


1. O Brasil é um cálice de vinho com metade cheia e metade vazia. Mas parece termos o hábito de nos autoflagelar vendo apenas a parte vazia desse cálice.

2. Acredito que seja o momento de passarmos de uma consciência ingênua para uma consciência crítica sobre o momento atual brasileiro. 

3. Vejo jovens confusos a respeito do Brasil. Os jornais mostram a desgraça, o estupro, as balas perdidas... e esse pessoal continua vindo para o Brasil? As empresas espanholas e portuguesas acabam sendo maiores aqui do que na própria Espanha e Portugal. Os franceses começam a investir pesadamente no Brasil em todos os setores, os alemães da mesma forma. A União Européia deseja integrar-se ao Brasil num projeto para estar à frente do desejo americano da antecipação da ALCA de 2005 para 2003. Acredito que seja hora de explicar o Brasil com dados e informações.

4. Todos os jornais estamparam para o mundo todo que éramos 5 milhões de índios no Brasil em 1500. Algum maluco, com base em especulações referentes à mortalidade infringida pelos espanhóis no México, chegou à conclusão absolutamente absurda de que éramos 5 milhões e isso virou "verdade"!

5. E assim logo dizemos que temos 120.000 desabrigados nas ruas de São Paulo, 45 milhões de miseráveis, etc., etc.

6. Até quando seremos obrigados a engolir essas afirmações? Por que esse "auto-flagelo" a que nos impomos a todo instante?

7. Para passarmos de uma consciência ingênua para uma consciência crítica e compreendermos o que está acontecendo, temos que saber que o mundo tem o que se chama de "mercados maduros". "Mercado maduro" é o mercado em que o crescimento do consumo é equivalente ao incremento vegetativo da população – ou seja – se a população cresce aumenta o consumo, se não cresce o consumo continua "flat".

8. O consumo de cerveja nos EUA, por exemplo, cresceu 2% acumulados nos últimos 5 anos e deverá crescer apenas 2% nos próximos cinco anos.

9. No Japão prefeituras exigem um atestado que declare que você tem onde colocar seu carro para que um concessionário possa vender um automóvel novo a você – problema de espaço vital.

10. O consumo de biscoitos na Inglaterra não cresce.

11. O de massa na Itália não cresce.

12. Esses mercados maduros – EUA, Europa e Japão – onde se encontram as empresas igualmente maduras – IBM, Toyota, Electrolux, etc. – precisam de mercados emergentes – onde o crescimento do consumo seja maior do que o incremento vegetativo da população.

13. Quais são esses maiores mercados hoje no mundo? Brasil, Índia e China.

14. Mas não nos iludamos muito com a China. A China tem 76% de sua população em campesinato.

15. A Índia 72% e o Brasil 22%.

16. Alguns dirão que com mais de 1 bilhão de habitantes, tanto a China quanto a Índia só de não-campesinos têm população maior do que a do Brasil inteiro. Mas a estrutura dessas sociedades é "campesina" e não-ocidental. Assim, o país pronto para consumir produtos ocidentais de alguma tecnologia é o Brasil e por extensão o Mercosul.

17. O mercado brasileiro, segundo dados da A.C.Nielsen, cresceu nos últimos 5 anos:

· 859% em fraldas descartáveis
· 369% em mistura para bolos
· 310% em alimentos para gatos
· 282% em leite flavorizado
· 273% em alimentos para cães
· 219% em leite longa vida
· 201% em massas instantâneas
· 176% em cereais matinais
· 116% em carnes congeladas
· 81% em água mineral
Fonte: AC Nielsen

18. O Brasil é hoje um mercado que apresenta alguns dados impressionantes:

· 1,3 milhão de lavadoras de roupa
· 82% mais que no Canadá
· 4o. Maior mercado do mundo

· 9 trilhões de litros de refrigerantes
· 343% mais que no Canadá
· 3o. Maior mercado do mundo

· US$1,3 bilhão em alimentos "diet ou light"
· US$100 milhões em 1990
· US$6 bilhões em 2010

· 63,4 mil toneladas de creme dental
· 456% mais que na Itália

· 51,4 mil títulos de livros
· 12% mais que a Itália

· US$1,2 bilhão em CD's
· 5o. maior mercado fonográfico

· 681,9 mil toneladas de biscoito
· 27% mais que o Japão
· 2o.maior mercado do mundo

· 3 milhões de geladeiras
· 66% maior que o Reino Unido
· 4o.maior mercado do mundo

· 11 milhões de usuários da Internet
· 95% das declarações de IR foram enviadas via Internet

19. Vejamos apenas dados referentes às residências no interior de São Paulo:
· 97% tem geladeira;
· 94% tem TV em cores;
· 91,3% tem Máquina de Lavar;
· 78,3% tem Videocassete;
· 33,3% tem Freezer.
Fonte: SEAD - Pesquisa de Condições de Vida

· E é importante que saibamos que somente a chamada classe média e emergente no Brasil hoje representa 35 milhões de famílias: (IBGE)

20. Assim, só a classe média e emergente no Brasil é:
· Maior que a população da Alemanha.
· Maior que a República Checa, Bélgica, Hungria, Portugal, Suécia, Áustria, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Irlanda, Nova Zelândia, Luxemburgo e Islândia juntos.
· É maior que a França e Canadá - juntos.
· Equivale a um terço da população dos Estados Unidos.
· Equivale a 72% da população do Japão.

21. Nós também não temos consciência de que o Brasil representa 42% do PIB da América Latina incluindo o México e seu PIB representa 13,3% do PIB total dos países em desenvolvimento, incluindo a China, segundo dados do Banco Mundial e da SOBEET.

22. E que todo o PIB da Argentina equivale ao Interior do Estado de São Paulo; todo o PIB do Chile equivale ao grande Campinas e que todo o PIB do Uruguai equivale ao bairro de Santo Amaro em São Paulo.

24. Também não temos muita consciência de que o desemprego no Brasil é medido pelo IBGE em apenas 5 grandes cidades e com base no seguro desemprego. Assim temos os dados (julho 2001) que o desemprego é de 6,2% - Brasil  - medido apenas em Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio, São Paulo, Porto Alegre. O desemprego no Japão em Julho de 2001 foi de 5,3% , na Espanha é acima de 10%.

25. Se o desemprego do setor secundário (indústria) é grande, temos o terciário da economia (comércio e serviços) como o grande gerador de emprego e renda do século XXI.

26. Assim, alguns dados merecem uma análise:

27. O Shopping Center de Recife tem 7.500 funcionários.

28. O Shopping São Luís (MA) 5.000 funcionários. 

29. Só de vendedoras de cosméticos de porta-em-porta, temos 1.500.000 pessoas, segundo dados informados pelas empresas AVON, Natura, Pierre Alexander, Claude Bergère e Amway.

30. Só os supermercados no Brasil são 25.000 empresas, 55.000 lojas, 667.000 empregos diretos e 2 milhões de empregos contando com promotores, degustadores e fornecedores, segundo dados da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados.

31. As 54 maiores agências de publicidade do Brasil, geram 4.369 empregos diretos e a maioria do pessoal de uma agência é terceirizado.

32. As nove maiores empresas de telemarketing sozinhas (contando somente operadores próprias) geram mais de 34.000 empregos.

33. O Brasil é o 9o. País do mundo em Poder de Compra com mais de US$1 trilhão de dólares em Purchasing Power Parity. Hoje o ranking é: EUA, China, Japão, Alemanha, Índia, França, Inglaterra, Itália, Brasil. A Previsão é que passe para o 5o. lugar em 2001, atrás da Alemanha.O Brasil é o único país do hemisfério sul dentro do projeto Genoma. Já fizemos três tracings de DNA com sucesso.

35. O único jornal diário de moda no mundo, o inglês Women's Wear Daily afirma que em cinco anos "moda será assunto tão comentado no Brasil quanto futebol" e o Le Monde (francês) e o The Sunday Times publicaram em primeira página -  "Brasil, capital mundial da moda".

36. Somos o quinto país do mundo em número de telefones fixos instalados depois dos EUA, China, Japão e Alemanha. São vendidos 650.000 celulares novos por mês no Brasil.

37. Segundo dados oficiais, temos 6.890 empresas certificadas com ISO 9000 no Brasil. O segundo colocado na América Latina é o México com 265, seguido pela Argentina com 263, Venezuela 81, Peru 7, Cuba 2.

38. Temos hoje a maior produtividade por hectare na soja e em outros produtos, graças a uma revolução tecnológica silenciosa que vem ocorrendo na agricultura brasileira. Durante mais de vinte anos a produção de grão não conseguia ultrapassar as 50 milhões de toneladas. Estamos hoje com 94 milhões de toneladas.

39. 97,3% das crianças de 7 a 14 anos e 78,5% dos jovens entre 15 e 17 anos freqüentam escola no Brasil. De cada 100 crianças brasileiras hoje, temos apenas três fora da escola. Mas logo falaremos do "nível baixo da educação nas escolas...". Mas primeiro é preciso colocar as crianças na escola e daí melhorar o sistema educacional com a formação de melhores professores, etc.

40. E também temos que saber que o Brasil é o país com o maior sucesso no combate à AIDS – um dos maiores problemas de saúde do mundo contemporâneo – com epidemia na China declarada pelo governo chinês, por exemplo.

41. Se somos 33 milhões de pobres somos também 136 milhões de "não-pobres" e isso quer dizer muita coisa num mundo de mercados maduros.

42. Mas não se pode falar bem do Brasil. Confundimos Estado, Nação, Pátria e Governo. Não se mostra a parte cheia do cálice chamado Brasil porque teme-se estar "falando bem do governo" e falar bem dos governos no Brasil parece ser crime inafiançável.

43. É claro que temos uma parte vazia no cálice chamado Brasil. Não podemos nem devemos ser "Polianas" , ou "Alices" no País das Maravilhas para afirmar que só temos coisas excelentes e que não temos problemas sérios como a mais perversa redistribuição de renda, violência nas grandes metrópoles, etc. Mas não podemos nos auto-flagelar o tempo todo acreditando que o Brasil é somente um país de corruptos, balas perdidas, estupros, desmesurada violência e que todo brasileiro é um infeliz por ter nascido nesta terra de Cabral.

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais