Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Os segredos do sucesso da Disney, da Starbucks Coffee e da Southwest Airlines


 Duzentos e cinqüenta empresários participaram de um seminário que dei em Punta Del Este no Uruguai, através da KLA Eventos Empresariais de 08 a 11 de maio último. O Seminário foi para discutir três cases de sucesso empresarial – Starbucks Coffee; a Southwest Airlines e a Disney. A razão da escolha dessas empresas é que a o Starbucks Coffee tem um enorme sucesso nos Estados Unidos vendendo café espresso e similares, um produto sem tradição naquele País. Por sua vez, a Southwest Airlines é uma das únicas empresas mundiais de aviação comercial que vem tendo resultados positivos desde 1973. A Disney é o sucesso que todos conhecemos. Quais os principais segredos do sucesso dessas empresas? Aqui vai uma pequena lista com apenas cinco dos segredos:

1. Gente Excelente;
2. Foco;
3. Política de Caixa;
4. Ética e Responsabilidade Social;
5. Perseverança.

Sem dúvida, todas essas empresas têm uma verdadeira obsessão em recrutar, selecionar e manter só gente excelente entre seus colaboradores. Elas sabem que pessoas "mais-ou-menos" não encantam clientes e não levam a empresa ao sucesso. Da mesma forma elas todas têm um foco muito claro e definido e dele não se afastam. Elas sabem o que querem e não se desviam, nem caem em tentações de perder o foco.

Todas elas são empresas que combinam criatividade e "caixa". Elas sabem a grande verdade: Sucesso, para uma empresa, é um cash-flow positivo. Para qualquer empresa, sucesso é ter "caixa". O resto é conversa. E elas sabem com a mesma veemência que sem ética e responsabilidade social nenhuma empresa vencerá no século XXI. Assim, elas são empresas que ampliam os limites da ética e participam ativa e responsavelmente nas comunidades em que operam.

E para que tudo isso seja possível, elas têm uma incrível força e perseverança. Elas não desistem de buscar gente excelente, de manter o foco, de manter o caixa sadio, de valorizar a ética e a responsabilidade social.
É claro que outras razões existem. Mas estes cinco "segredos" – que não são segredo para ninguém – mas que poucos seguem, as fazem sucesso em campos e áreas em que a grande maioria fracassa.

Pense nisso. Como é a nossa empresa?

Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais