Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Comemore o frio e as festas de junho

Comemore o frio e as festas de junho

 

Luiz Marins

 

O Brasil se transforma em junho. E em meio a tantos problemas na economia e na política é preciso que comemoremos o lado bom do Brasil. E esse lado é, sem dúvida, a diversidade que mais caracteriza o Brasil. No mundo ocidental dificilmente haverá um país mais diverso e rico culturalmente que o Brasil. E isso merece ser comemorado por todos nós.

Temos no Sul, o frio e até a neve que encanta todos os moradores do Brasil tropical. Temos em todo o Brasil as festas de junho, tradição das mais queridas pelos brasileiros. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial e ela é composta de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. De Portugal veio a tradição de comemorar os Santos de Junho: Santo Antonio (dia 13); São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, se misturando aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Assim, mais uma vez, a diversidade mostra sua riqueza.

Meu pedido é que você comemore junho, comemore as festas tradicionais que fazem do Brasil este país rico e maravilhoso, único e diverso. Meu pedido é que você vá a uma festa junina e prove as delícias características dessas festas e mesmo aproveite para se desenferrujar numa boa dança. Meu pedido é que, se você, puder, curta o frio pois ele, como você sabe, durará pouco e logo o calor voltará com toda a sua força.

Enfim, repito, peço que curta este junho rico em tradições, rico em experiências e rico para quem queira conhecer melhor a alma de nosso povo.

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais