Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Como ser mais criativo?

 

COMO SER MAIS CRIATIVO?

 

Luiz Marins

 

Os estudos modernos são muito claros. Para você ser uma pessoa mais criativa e inovadora, você deve encher o seu cérebro de informação relevante.

Relevante a que? Relevante àquilo que você escolher como sua área de atuação.

Deixe-me explicar:

Quase tudo hoje se resume à memória. O termo hoje mais usado é “memória inteligente”, pois toda a experiência do que você viu, cheirou, comeu, ouviu, tocou está armazenada nas chamadas prateleiras de seu cérebro.

Quando uma informação nova chega (e ela chega pelos sentidos) o seu cérebro faz uma busca nas prateleiras e traz para fora informações correlatas àquela que está chegando e dá a você o que se chama um “pensamento”.

O cérebro faz essas correlações o tempo todo. Quando você vê um lápis, você sabe que aquilo é um lápis porque tem essa informação armazenada em seu cérebro e sabe que é amarelo porque também tem essa informação lá armazenada e sabe que é redondo ou sextavado porque também tem essa informação.

Cada uma dessas informações está guardada numa prateleira. Em fração de segundos o seu cérebro junta todas elas para você e traz para fora, como disse, como um pensamento - “isto é um lápis amarelo redondo”.

Se eu mostrar o mesmo lápis a um aborígine australiano de uma área isolada e que nunca tenha visto um lápis, ele não saberá o que é aquilo. Não porque seja menos inteligente. Ele apenas não tem aquela informação armazenada.

Mas o cérebro também faz correlações chamadas não lineares. O seja ele pode pegar informações de várias prateleiras, juntar de forma inusitada e trazer para fora uma ideia totalmente nova, um “Ah! Ah!” totalmente criativo e inovador que ninguém havia pensado antes.

Mas o cérebro só consegue trazer para fora e juntar informações que já estejam armazenadas. Assim, quanto mais informação você tiver armazenada, mais matéria prima o seu cérebro terá para dar a você ideias novas.

Ou seja, a criatividade e a inovação dependem da informação, da experiência, armazenada em seu cérebro. Assim, quanto mais informação relevante à sua área de atuação você jogar para dentro do seu cérebro, mais criativo você será.

Pense nisso. Sucesso!


PENSE NISSO:

É por tudo isso que as pessoas mais criativas são as que: leem muito, estudam, participam de cursos, seminários, eventos, viajam muito, enfim, têm uma vida cheia de experiências;
·É por tudo isso que você deve buscar todas as formas de aprender, sejam elas quais forem;

·É por isso que as pessoas mais criativas são as mais curiosas - elas perguntam, elas questionam, elas se interessam, ela prestam atenção a quase tudo;

·É por tudo isso que as pessoas mais criativas são as que dormem de 07 a 08 horas por noite pois a memória se consolida no sono e quanto melhor você dormir, mais ativa será a sua memória;

·É por isso que as pessoas mais criativas têm foco e disciplina e não desperdiçam seu tempo em coisas acidentais.

·E você? O que faz para ser mais criativo(a)?


- Antropólogo e escritor – www.marins.com.br

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais