Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

ELOGIO EM BOCA PRÓPRIA É VITUPÉRIO

ELOGIO EM BOCA PRÓPRIA É VITUPÉRIO

 

Luiz Marins

 

Elogio em boca própria é vitupério, diz o ditado português.

Vitupério, na língua portuguesa, significa uma palavra, atitude ou gesto que tem o poder de ofender a dignidade ou a honra de alguém. É uma afronta, insulto ou qualquer ato infame e vergonhoso.

Assim, o que o ditado quer nos ensinar é que jamais devemos nos auto elogiar, pois isso será uma ofensa, um ato infame e vergonhoso.

 

Quanta verdade há nesse ditado!

Conheço pessoas que perderam a noção do ridículo fazendo rasgados elogios a si mesmas. Tudo delas é melhor. Tudo o que elas fazem é perfeito. Tudo o que elas têm é de melhor qualidade. Elas fazem as melhores viagens; vestem as melhores roupas; leem os melhores livros, assistem os melhores filmes; frequentam os melhores restaurantes e tomam os vinhos mais caros e premiados. São pessoas ridículas.

Quando elas decidem falar sobre as viagens que fizeram e fazem é melhor sair de perto, pois elas foram a lugares que ninguém jamais foi ou irá; foram recebidas pelas pessoas mais importantes do local; se hospedaram nos melhores hotéis e saborearam comidas que ninguém jamais comeu ou comerá! Dá pra aguentar?

Seria bom se essas pessoas conhecessem este velho ditado português e tomassem um boa dose de “Semancol” com se diz no interior do Brasil e não nos fizessem ter que ouvir os vitupérios que saem de suas arrogantes bocas.

Pense nisso. Sucesso!

 


 

PENSE NISSO: 

  • Você conhece pessoas que se auto elogiam o tempo todo? O que pensa delas?
  • Quando essas pessoas falam de seus próprios talentos, conquistas, prêmios e sucessos, você acredita em tudo o que elas dizem?
  • Você já tentou dizer a essas pessoas que elas fazem um papel ridículo se auto elogiando o tempo todo de forma exagerada?
  • E você? Será que você também não tem esse vício de se auto elogiar sem perceber que está cometendo um vitupério?
Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais