Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Brasil 4º melhor País para investimento em 2005-2006


 Depois de tanta notícia ruim e parecendo comemorar a Semana da Pátria, a UNCTAD, um organismo da ONU para o comércio e desenvolvimento divulgou, dia 05 de setembro, em Genebra, uma pesquisa que aponta o Brasil entre os cinco  países mais atraentes para o investimento internacional, apontado tanto por especialistas como investidores, depois da China, Estado Unidos e Índia.        

 Assim, apesar de todos os problemas internos que estamos atravessando, os investidores internacionais continuam vendo o Brasil como uma boa opção para investir. Mais uma vez, fica confirmada a análise feita pelo banco americano de investimentos Goldman Sachs em 2003 de que nas próximas décadas os investimentos mundiais irão para os "BRIC Countries" - Brasil, Rússia, Índia e China.

 O importante é que o estudo não analisa somente países em desenvolvimento. Assim, estamos à frente da Rússia, Reino Unido, Alemanha, Polônia, Singapura e Ucrânia, apenas para citar os dez primeiros na preferência dos investidores e especialistas. O estudo abrange de 2005 a 2008 e foi feito em 158 países com 375 grandes investidores e 75 especialistas em investimentos externos. 

 Esta nova pesquisa da UNCTAD/ONU nos traz ainda mais responsabilidade. É preciso que não deixemos a imagem do Brasil se deteriorar e para isso é urgente que todos lutemos contra qualquer tipo de corrupção e ainda trabalhar muito para construir uma imagem de país sério, que produz com qualidade, respeita prazos e contratos e tem um povo trabalhador e honesto.

 E isso tudo tem que ser construído por cada um de nós, brasileiros. É preciso que cada um de nós não se deixe contaminar pelas notícias e tristes fatos de corrupção que temos assistido na televisão e lido nos jornais e continuemos firmes em nosso trabalho e em nossa crença de que vale a pena ser honesto, trabalhar, estudar, respeitar o patrimônio alheio, enfim acreditar que vale a pena ser sério.

 Pense nisso. Sucesso!

(Escrito em setembro de 2005)

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais