Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Um Escritório Secreto


Image
TAM

 Muito se pergunta e muito se fala sobre o que os verdadeiros líderes têm em comum. Uma coisa raramente ouvi. E todos têm. Um escritório secreto.

 Quando você é líder, muita gente está querendo ouvir de você a direção a seguir. Queira ou não, você é assediado por subordinados, secretárias, amigos, áulicos e até imprensa. O telefone não pára de tocar. Os e-mails pipocam em sua tela. As demandas são maiores que seu tempo físico pode comportar.  Até idéias e pensamentos atabalhoados o deixam confuso e ansioso.

 Se você não tiver um lugar só seu, recluso, secreto, onde possa, sozinho, pensar, cismar, questionar-se, renovar-se, planejar o que ninguém pode saber e programar o que ninguém vai acreditar, você viverá estressado e pouco produzirá de realmente diferente, de realmente único, de realmente inusitado – que é o que o mundo e as pessoas em sua volta esperam de você. 

 E não pense que estou falando só de grandes líderes – presidentes, papas e que tais. Estou falando de pessoas que lideram pessoas; de pessoas que são responsáveis por alguma coisa ou alguma causa. Falo de diretores, gerentes, supervisores e, porque não, de pequenos empresários e empreendedores individuais. Se você não tiver um lugar secreto, uma caverna só sua, você viverá à mercê dos acontecimentos externos e apenas reagirá aos fatos e às circunstâncias. É preciso ter tempo para pensar. E pensar exige tempo. Pensar exige concentração. Pensar exige até silêncio. E é no silêncio de seu escritório secreto que você poderá criar e recriar o seu verdadeiro sucesso.

  Assim, se você ainda não tem, trate de arrumar um lugar secreto para você. E, lembre-se: a não ser algumas poucas pessoas de muita confiança, que só o interromperão em casos de extrema necessidade, ninguém pode saber onde é esse seu pequeno paraíso onde você encontrará a paz para fazer aquilo que só o ser humano é capaz de fazer: pensar.

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais