Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

"ELA É MAIS FALSA QUE ANDAIME"

MAIS FALSA QUE ANDAIME

 

Luiz Marins

 

A coisa mais perigosa nas obras de construções antigas era o andaime. Até hoje existem obras com andaimes que são falsos, balançam muito, feitos de restos de outras construções e muito perigosos.

Assim, o ditado comum no interior em relação a uma pessoa falsa é “ela é mais falsa que andaime.”

A comparação com os antigos andaimes é muito feliz porque uma pessoa falsa é perigosa, balança, pode machucar com as pontas dos pregos e pode derrubar uma pessoa.

Assim, uma pessoa “mais falsa que andaime” é mesmo muito perigosa!

Há pessoas falsas em todos os lugares e situações. Outro dia ouvi o comentário de um velório recheado de pessoas falsas. As que se diziam consternadas com a morte eram exatamente as mesmas que falavam mal da falecida aos quatro ventos.

Defensores dos pobres e oprimidos, quando perdem algum de seus privilégios se mostram pessoas exploradoras, rudes no trato com pessoas simples, mostrando toda a sua falsidade.

Isso sem falar de políticos, autoridades, artistas, jornalistas, pessoas importantes que se dizem honestas e prontas a lutar contra a corrupção, mas não admitem ser investigadas, nem suportam qualquer perda de privilégios.

Há chefes falsos e há subordinados falsos. Há os bajuladores, os que na frente são uma coisa e atrás outra. Os que falam mal pelas costas; os que não assumem posições claras, os que vivem em cima do muro e que navegam conforme o vento sopra, sem se preocupar com a coerência ou com a verdade. São aquelas interesseiras, aproveitadoras e pensam apenas na sua conveniência pessoal.

São mais falsas que andaime!

Pense nisso. Sucesso!

 


ALGUNS DITADOS SOBRE A FALSIDADE

  • Não há pior inimigo que um amigo falso;
  • Falsidade não é inteligência ou astúcia, é desvio de caráter;
  • Fala que me odeia, mas vive sendo minha cópia fiel;
  • Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade;
  • Talvez uma das melhores frases sobre falsidade seja:   Como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos bem.

  

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais