Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Você é muito falso(a)!


Você já reparou como tem gente falsa neste mundo? Pessoas que na frente são uma coisa, atrás são outra. O que elas falam não se pode escrever, pois não cumprirão. São verdadeiros camaleões que se adaptam a cada circunstância tomando a cor do ambiente. Você nunca sabe o que elas realmente pensam. De quem realmente são amigos ou amigas. Não se comprometem, não se envolvem, fazem cara de "paisagem" quando se lhes pergunta alguma coisa que as faça ter que tomar uma posição definitiva e clara. Têm sempre uma razão para estar dos dois lados de uma situação. São pessoas falsas.

No trabalho, entre amigos, nos clubes de serviço, nas associações, em todos os lugares vamos encontrar esses falsos. Falsos amigos, falsos companheiros, falsos colaboradores, subordinados falsos, chefes falsos.

Você conhece uma pessoa falsa pelo seu olhar, pela sua postura de corpo, pelo seu vocabulário. Quase sempre falam no condicional – "seria, poderia, faria, pegaria, se eu fosse, se eu pudesse". Nunca dizem claramente o que pensam. Antes de emitir a sua opinião (que quase nunca têm) querem saber primeiro a do interlocutor para concordar com ela, para não se comprometer.
Esses falsos e falsas falam mal de você para os outros e dos outros para você.  Criticam suas idéias para os outros e as dos outros para você. E depois negam tudo. Dizem que não disseram, que não se lembram.

Outro dia, com um grupo de amigos, alguém levantou o tema dizendo – "Fulano é muito falso!"  Imediatamente, como num desabafo de alívio todos do grupo confirmaram com satisfação – "Fulano é mais falso que andaime em obra velha!"  E todos ainda disseram – "Eu pensei que só eu achava fulano falso?!"  E todos descobriram o que todos já sabiam – O tal fulano é mesmo falso e todo mundo achava a mesma coisa há muito tempo. E todos afirmaram uma coisa incrível – "Como eu sei que ele é falso, eu como ele, sou mais falso ainda!"

Assim, quero dar um conselho. Veja se você não é dessas pessoas que se acham muito boas, cautelosas, amigas e são, na verdade, falsas. Lembre-se que as pessoas falsas serão sempre tratadas com a falsidade que merecem. Ninguém lhe dirá isso. Mas evitará tratar você.

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais