Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

O detalhe do detalhe


 Todos sabemos e todo mundo diz que é preciso "diferenciar" a nossa empresa, nossos produtos, nossos serviços para que possamos ter sucesso no mundo competitivo em que vivemos Na verdade só se fala nisso. Mas como diferenciar? Diferenciar no que? A concorrência copia toda sua diferenciação imediatamente... O que fazer?

 A verdade é que a grande diferença, a que realmente fará sua empresa "diferente" estará sempre no detalhe do detalhe. Não são grandes coisas, nem coisas caras que farão a real diferença para o cliente. São as pequenas coisas que ninguém poderá fazer pelo seu cliente, porque só você o conhece profundamente. E só conhecendo profundamente cada cliente, você poderá fazer uma coisa realmente "diferente" – cuidar do detalhe do detalhe.

 Vou dar um exemplo. Se você tem um hotel e recebe o pedido de reserva para um executivo, por exemplo, feita através de uma secretária. Você pode perguntar a     essa secretária se esse futuro hóspede está fazendo algum regime alimentar (dieta) especial e qual o esporte que ela pratica ou é aficionada ou qual o seu hobby.

 Sabendo disso, o hóspede, ao chegar e entrar no apartamento do hotel, terá como cortesia um cesta ou prato com produtos permitidos em sua dieta alimentar, juntamente com uma revista ou jornal especializado no esporte ou no hobby de sua preferência. Assim, se o hóspede faz a dieta do Dr. Atkins, por exemplo, (restringindo carboidratos), não encantará o cliente colocar em seu apartamento uma cesta com pães e geléias, por melhores que sejam. Um prato de queijos e frios será a pedida certa, pois estará de acordo com sua dieta. Da mesma forma, se o cliente é um aficionado de tênis, não será apropriado colocar uma revista sobre golfe com a intenção de encantá-lo. É o detalhe do detalhe. O detalhe será colocar alguma coisa de cortesia no apartamento – isso muitos hotéis fazem e farão. O detalhe do detalhe é colocar exatamente o que está de acordo com as preferências individuais de cada hóspede.

 Este exemplo acima pode ser extrapolado para qualquer empresa, qualquer atividade, qualquer setor. Seja você uma indústria, um consultório médico, um escritório de contabilidade, um hospital, uma loja, sempre poderá pensar no detalhe do detalhe que realmente fará a diferença para seu cliente.

 Para isso você terá que trabalhar com "informação". Você terá que saber o que seu cliente que, como quer, onde quer, para que possa surpreendê-lo e encantá-lo com o detalhe do detalhe. Seus concorrentes poderão ir até o detalhe. Você os vencerá porque irá além.  Você cuidará do detalhe do detalhe.

 Discuta com seu pessoal ou veja você mesmo como aplicar isso em sua empresa, em sua atividade, em sua profissão, seja ela qual for.

 Pense nisso. Boa Semana. Sucesso! 

 

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