Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Liderar contando histórias


 Um dos grandes segredos dos líderes de sucesso, qualquer lugar ou posição, nas empresas, principalmente presidentes, diretores, gerentes, supervisores, chefes em geral e mesmo de vendedores de sucesso, professores de sucesso, pais e até avós de sucesso é que eles passam os seus ensinamentos e orientações através de histórias.
Contando uma história, dando um exemplo, esses líderes fazem suas mensagens chegar a seus interlocutores com clareza, concisão e harmonia, como manda a boa comunicação.

 São quase sempre histórias simples, fáceis de serem compreendidas, com sentido forte e muitas vezes com uma boa dose de emoção.
Através de fatos ocorridos na própria empresa, na família, na vida, esses líderes difundem as melhores práticas e os exemplos dos que fizeram certo, bem feito e o que deve servir de modelo aos demais. 
Esse é um dos grandes "segredos" de Walt Disney e de Jack Welch (da General Electric) e de muitos outros líderes empresariais. Esse era o segredo dos personagens de Monteiro Lobato que educavam contando histórias.  Esse era o grande método de comunicação de ninguém menos que Jesus Cristo que fazia seus ensinamentos através de parábolas, até hoje repetidas para que aprendamos os ensinamentos cristãos.

 Como todos sabemos, um dos maiores problemas de uma empresa é a comunicação. Fazer-se entender sem ruídos e mal entendidos é fundamental para o sucesso de qualquer pessoa. E a melhor forma de fazer-se entender é através de histórias, de exemplos que deixem bastante claros a nossa real intenção e o nosso real propósito.

 Nesta semana, gostaria que você pensasse sobre isso. Você não precisa ser presidente, nem chefe para usar histórias para se comunicar eficazmente. Você como pai, como mãe, como amigo também pode melhorar a sua comunicação fazendo uso de histórias, de exemplos concretos, de relatos de sucesso e experiências.

Pense nisso. Boa Semana. Sucesso!

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais