Artigos do Professor Marins e textos discutidos nos Programas de TV

PESSOAS VICIADAS EM RECLAMAR

PESSOAS VICIADAS EM RECLAMAR

 

Luiz Marins

 

Conheço pessoas para quem reclamar se trans-formou num vício, quase numa segunda natureza dela mesma! Nada está bom! Nada é bom! Nada presta! Ninguém presta (com raríssimas exceções...).
É preciso ter cuidado com a cabeça da gente, pois se começarmos a reclamar de tudo, esse comportamento pode se transformar num vício. E quando percebermos, estaremos reclamando de tudo, sem pensar, sem avaliar, sem considerar, começamos a ser pessoas para quem reclamar se transformou
numa segunda natureza, como eu disse acima.
Conheço pessoas que reclamam da vida o tempo todo e qualquer análi-se nos mostrará que essas pessoas têm uma vida invejável, com todas as condições necessárias para viver bem — saúde, trabalho, família, dinheiro suficiente — mas nun-ca estão satisfeitas e não sabem sequer com o que não estão satisfeitas. Reclamam por reclamar. Reclamam porque têm saúde, como dizia meu velho pai; reclamam da vida por pura falta de problemas.
É preciso sempre fazer uma análise comparativa de nossa vida, não só com quem tem mais saú-de, ganha mais do que nós, viaja muito etc. É bom também nos compararmos com quem tem menos saúde, ganha menos do que nós, perdeu tudo numa enchente ou vive numa região de guerra ou conflitos eternos. Isso é equilíbrio!
E se buscarmos comparar nossa vida de forma equilibrada, muitas vezes veremos que não somos as pessoas mais desgra-çadas do mundo, por mais problemas que tenhamos.
Cuidado para que reclamar, falar mal dos outros, ser uma pessoa sempre extremamente negativa não vire uma segunda natureza em você. Ninguém tem prazer ou mesmo suporta conviver ao lado de pessoas que não conseguem ver o lado positivo das coisas e da vida. E o pior é que com o tempo, nem você mesmo se suportará...

Pense nisso. Sucesso!

 


PENSE NISSO:

• Você se acostuma a reclamar de tudo e, de repente, começa a acreditar que vive no pior País do mundo, no pior Estado, na pior cidade e que tem o pior emprego do mundo, a família mais problemá-tica do mundo e que vive num verdadeiro inferno.

• Será verdade???

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais