Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Sorocaba, ainda tropeira, no século XXI

 Toda vez que quero comprar um bom carro usado, vou a Sorocaba, disse-me um empresário de Campinas. Sorocaba tem o melhor comércio de automóveis do interior de São Paulo, falou um comerciante de Ribeirão Preto numa roda de amigos. Sorocaba é a capital do comércio de automóveis, afirmou um vendedor de uma concessionária de veículos de São Paulo, ao saber que eu residia em Sorocaba.
 Será isso tudo verdade?
 Consultando o cadastro da Prefeitura, vejo que Sorocaba tem 138 empresas cadastradas como comércio de veículos novos e usados e 242 empresas do setor de peças e acessórios.  Imagino que tenhamos ainda muito mais gente que compra e vende automóveis como autônomos ou ainda sem registro algum em qualquer órgão.
 Depois de ouvir tantos comentários a respeito do comércio de carros em Sorocaba, comecei a perceber o grande número de lojas de veículos que possuímos. Pode reparar – em todos os bairros temos alguma loja. As avenidas têm várias.
 Sorocaba tem 198.000 veículos e aproximadamente 500.000 habitantes. Isso dá 2,5 habitantes por veículo. Ou seja, toda a população de Sorocaba pode caber dentro dos automóveis, quase sem ocupar o banco trazeiro!

(escrito em dezembro de 2001)

 

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais