Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

A pneumonia mental

cuidado-com-a-pneumonia-mental

Toda vez que vejo o frio chegar, lembro-me dos cuidados que temos que tomar para evitar o resfriado, a gripe e a pneumonia.  Assim, nos agasalhamos, nos resguardamos, tomamos vários cuidados. Sabemos que ficar expostos ao frio rigoroso por muito tempo pode danificar a nossa saúde física. Ao mesmo tempo, vejo que não tomamos os mesmos cuidados com o que chamo de “pneumonia mental”. 

 

Conheço muitas pessoas com “pneumonia mental”.  Elas só enxergam problemas, horrores, desgraça. Só falam em doenças, mal de outras pessoas; vivem para reclamar de tudo e de todos. Elas não acreditam em nada. Nem em si próprias!

 

Da mesma forma como não ficamos no frio sem agasalho, pois sabemos os riscos que corremos, deveríamos evitar pessoas negativas, ambientes carregados de inveja, notícias ruins que invadem a nossa mente, pois, com certeza, contrairemos “pneumonia mental”.  

  

Da mesma maneira que é nossa obrigação nos prevenirmos da pneumonia física, é também obrigação nossa e indelegável, a prevenção da “pneumonia mental”. Se você se expuser a ambientes negativos, com certeza se tornará uma pessoa negativa, amarga, sem entusiasmo. Você se tornará uma pessoa doente, desprovida de força de vontade para enfrentar desafios.

 

Faça um exame de consciência e veja se você não se expõe demasiadamente a ambientes e situações que o farão contrair a “pneumonia mental”. Faça uma autoanálise e veja se você tem consciência de que é sua responsabilidade evitar pessoas e ambientes negativos que façam você sentir-se mal, descrente de tudo e sem ânimo.

  

Pense se você tem consciência de que só você pode tomar esses cuidados e tomar as atitudes certas para manter-se mentalmente saudável.

 

Cuide-se para não se deixar contaminar pela “pneumonia mental”.

 

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais