Artigos do Professor Marins e textos discutidos nos Programas de TV

Na frente é uma pessoa, atrás, outra

 

 André fala muito mal de sua empresa e de seu chefe.  Não poupa críticas aos acionistas, aos diretores e demais departamentos. Critica as condições de trabalho e a forma como os empregados são tratados. Certo dia, visitando a empresa em que trabalha, tive a oportunidade de me reunir com ele e seu chefe. E o André que vi, em frente a seu chefe, era outro. Só elogiou e falou maravilhas de seu chefe, da empresa e dos acionistas.
 Lúcia fala mal da qualidade dos produtos que sua empresa fabrica. Critica a tudo e a todos. Diz que ninguém se importa com os clientes e que há uma grande incoerência entre o discurso e a prática. Certo dia, visitando a empresa em que trabalha, tive a oportunidade de me reunir com ela e sua chefe. E a Lúcia que vi, em frente à sua chefe, era outra. Só elogiou a qualidade dos produtos e o respeito dado a todos os clientes, sem distinção.
 Por que André e Lúcia agem assim? Por que muitas pessoas falam pelas costas uma coisa e na frente, outra? Por que quando chega a hora certa de participar, de falar, de reclamar e dizer claramente suas posições, essas pessoas mudam completamente? De críticas passam a bajuladoras? Quando pergunto a essas pessoas a razão de serem tão falsas, elas respondem que não são loucas de reclamar, de falar a verdade, pois poderão perder o emprego.
 Se você não tem coragem de assumir as críticas que faz e de dizer o que pensa na frente das pessoas certas, não critique, não fale. Nada denigre mais a imagem de alguém do que a falsidade. E alguém que na frente é uma pessoa e atrás outra, não merece o respeito de pessoas sérias. Sei que muitas vezes você dirá que não pode correr riscos de perder a sua posição ou seu emprego. Se você pensa assim, não fale, não critique. Ou decida-se a correr o risco de ser franco, honesto e confirmar o que diz para as pessoas que são as únicas que realmente devem ouvir.
 Pense nisso. Sucesso!

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais