Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

O difícil equilíbrio entre trabalho e família

 

 Muitos livros, artigos e pesquisas publicados no exterior, bem como pesquisa da Fundação Dom Cabral com 952 profissionais entre as 500 maiores empresas brasileiras, apontam para uma grande necessidade de equilíbrio entre a vida profissional e familiar. São muitas as pesquisas, em todo mundo, que demonstram que o sucesso profissional e a estabilidade familiar são totalmente conexos. Os empresários, executivos e profissionais de maior sucesso são aqueles que têm uma vida familiar estável, que parece dar “sentido” ao sucesso profissional. Muitas universidades, organizações, empresas e governos estão desenvolvendo programas visando orientar famílias e profissionais para que busquem esse equilíbrio.  
 O maior problema é que programas desse tipo necessariamente devem envolver tanto os profissionais quanto suas famílias. Assim, esposas, maridos e filhos são chamados a tomar consciência da importância da busca desse equilíbrio. Há programas governamentais que envolvem a edição de leis que facilitem a flexibilização do horário de trabalho, banco de horas, etc. e há programas de orientação familiar para que os membros da família entendam os desafios de um mundo globalizado e competitivo que tornou o emprego muito mais instável e que exige cada vez mais dedicação dos empregados. Assim, tanto empresas quanto empregados e suas famílias devem levar a sério essa busca de equilíbrio.
 É preciso compreender que o sucesso profissional duradouro depende de uma vida pessoal equilibrada e estável. Buscar esse equilíbrio é responsabilidade de todos no mundo complexo em que vivemos. Pessoas que abandonaram suas famílias e descuidaram da qualidade de sua vida pessoal, descobriram o erro que cometeram, muitas vezes, tarde demais. Não deixe isso acontecer com você.
 Pense nisso. Sucesso!
 

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais