Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Sua empresa na passarela do samba

 

 Veja abaixo, como os jurados julgam as escolas de samba. Vamos pensar em nossa empresa como uma escola. Qual nota teríamos?
ALEGORIAS E ADEREÇOS - “As alegorias são os carros ou tripés que vão contando o enredo com destaques sobre elas.  Quanto mais efeitos visuais, mais extasiado fica o público. Mas o júri não está preocupado em promover espetáculo hollywoodiano. Ele preocupa-se em dar notas de 03 a 06 na realização dessas alegorias, de como os carnavalescos criaram formas originais para adequar o enredo à beleza desses carros”. Como são as instalações de nossa empresa? Nossa frota é bem cuidada, limpa? E as nossas filiais?
BATERIA -  “É o coração da escola, uma verdadeira orquestra de percussão. Aquela que levantar a galera, unindo criatividade e técnica, obterá vantagem sobre as outras”. Nossa diretoria, gerentes e dirigentes em geral empolgam a nossa empresa com uma visão clara, objetivos e metas?
COMISSÃO DE FRENTE -  “A Comissão de Frente é o cartão de visitas da escola e requer um esmero especial”. Como é a nossa recepção, o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), etc.?
CONJUNTO - “É a visão geral do desfile. Eles precisam estar atentos para a unidade da Escola, tanto para a musical quanto para a dramática e a visual, e como a escola se apresenta na sua totalidade, com alegria, com os carros bem integrados ao enredo, com a história bem contada. Os jurados têm de estar atentos para os detalhes que vão formar o todo, desde as cores das fantasias, sua funcionalidade para contar o enredo, a originalidade, o samba bem cantado, a bateria afinada e a empolgação da escola”. Como nossa empresa é vista como um todo. Ela passa visão de conjunto?
ENREDO - “A tarefa de um juiz de enredo é basicamente observar a idéia do enredo, a criação artística desse enredo que vai contar uma história ao longo da passarela. Para essa concepção o jurado dá notas de 02 a 04 atentando para a originalidade, a criatividade e basicamente o roteiro, já que ele define a forma do enredo, o encadeamento das partes, o entrosamento das alas, sua seqüência e sua lógica interna. O importante é que o enredo se desenrole de maneira fácil, fluída, que todos possam compreender sem maiores complicações e subentendidos”. O nosso foco, nossas crenças e valores, nossa missão, nossos objetivos e metas são claramente passadas ao público interno e externo?
EVOLUÇÃO - “Neste quesito a empolgação do componente é fundamental. O item Movimentação dos desfilantes tem notas de 03 a 06 que vai julgar o andamento da dança, no ritmo do samba, de acordo com a cadência imposta pela Bateria. Os componentes vão ter de mostrar sua empolgação, a vibração, a espontaneidade e o vigor. Já no item coesão do desfile as notas vão de 02 a 04 e o que prevalece é naturalmente a coesão do desfile, que se evite os buracos entre uma ala e outra a não ser os espaços deixados propositadamente para as alas de passo marcado pôr exemplo, ou o espaço exigido para a evolução do mestre-sala e da porta-bandeira. Quanto mais compacta a escola, mais pontos ela obterá”. Como é o dia-a-dia em nossa empresa? As coisas ocorrem de acordo com o que a diretoria (bateria) pensa e acredita? Há coerência entre o discurso e a prática?
FANTASIAS - “As fantasias têm, pôr definição, explicar o enredo, mostrar a ação, esclarecer ao público a história que a escola está contando. E devem ser adequadas ao enredo. Por exemplo, uma escola que fale do descobrimento do Brasil não pode ter alas fantasiadas de personagens da Disneylândia ou a turma da Mônica ou ainda a Xuxa. Os acabamentos, os cuidados com a confecção e a uniformidade dos detalhes também são levados em conta”. Como nossa empresa se apresenta ao mercado? Tudo em nossa empresa é coerente com o nosso “enredo”?
HARMONIA - “Nesse quesito há subdivisão em dois itens; o da harmonia do canto (notas de 02 a 05) e harmonia do samba (notas de 03 a 05). A harmonia do canto é a constatação da perfeita igualdade do canto, da letra e melodia do samba pela totalidade dos componentes da escola. Caso uma escola ‘atravesse o samba’, quando uma parte da escola canta uma estrofe do samba e a outra entoa outra estrofe diferente, há perda substancial de pontos porque a harmonia do samba está desfeita. Os mestres de harmonia costumam ser os intrépidos sambistas que percorrem todas as alas preocupados o tempo todo em não deixar a escola atravessar. Com apitos e megafones, eles mantêm essa unidade que só faz aumentar a beleza dos desfiles”. Existe harmonia em nossa empresa? Todos cantam o mesmo samba ou todos atravessam o samba o tempo todo?
MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA - “O casal que desempenha este papel representa a escola na avenida, como símbolos da entidade, apresentando a bandeira da escola ao público. Qualquer tropeço ou um movimento inadequado (como deixar a bandeira bater no mestre-sala) de acordo com as rígidas regras pode fazer a escola perder pontos”. Os nossos dirigentes nos representam dignamente no mercado?
SAMBA-ENREDO - “O samba-enredo, como o próprio nome diz, tem de absorver o enredo proposto pela escola, procurando não fugir dele. A simplicidade pode ser a chave. O uso de refrões fortes e a conseqüente lembrança pelo público, que cante junto durante o desfile, são pontos fundamentais na hora da votação”. Temos uma marca forte no mercado a ponto de todo o mercado “cantar” o nosso samba-enredo?
 Qual nota você daríamos para a nossa “escola de samba”? Pense nisso. Sucesso! Feliz Carnaval!!!

 

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