Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

O que fazer quando ocorre uma tragédia em nossa vida?

quando-acontece-uma-tragedia

Só mesmo os que perdem um ente querido - um filho, o pai, a mãe, a esposa, o marido, os avós, amigos e colaboradores sabem o tamanho da dor e do sofrimento. Quando essa perda é trágica, maior ainda a dor. 

 

A mente atribulada busca mil explicações. Por que ele? Por que ela? Por que tão jovem? Por que subiu naquele avião? E, é claro, as explicações e conjecturas todas não satisfazem o coração partido. Por isso chama-se tragédia. Algo inesperado, inexplicável. Todos nós sabemos que acidentes ocorrem. A tragédia é quando a conjunção dos fatos nos faz próximos a eles. Por que naquele dia, naquela hora, se havia tantas outras opções?

 

E esta é justamente a hora em que corremos o sério risco de desistir da luta, de desistir da crença, de perder a fé, de desistir de enfrentar a vida que é sempre uma incógnita, um mistério que jamais compreenderemos. Nesta hora, talvez o que devamos fazer é, ainda mais, nos entregar ao mistério da vida, ao mistério de Deus - aqueles que Nele acreditam.

 

Palavras bonitas e condolências jamais nos restituirão as pessoas que perdemos, mas elas servem para nos dizer que a vida deve continuar. O apoio dos amigos, as manifestações de carinho servem para nos mostrar que o mundo ainda precisa de nós, de nossa vontade de acreditar e de viver. Não é fácil, eu sei, mas essa é a vida. Esse é o mistério.

 

E neste mistério da vida, mesmo em meio a uma tragédia, nunca devemos nos esquecer da gratidão. Gratidão aos que estão conosco, gratidão aos que  nos confortam, gratidão aos que ficaram para enfrentar com fé o mistério de viver.

 

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais