Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Um tiro no pé

 

 Ele sabia tudo sobre o departamento. Era mesmo muito competente. Só recebia elogios. Relacionava-se bem com clientes e fornecedores, cumpria todos os prazos. Era o funcionário ideal. Mas nunca era promovido.
 Por que ele não era promovido, se era tão excelente?
 Conversei com seus chefes e até com seu patrão. Todos me responderam que ele nunca era promovido porque se ele saísse daquela função não havia ninguém competente para colocar em seu lugar. Voltei a conversar com esse competente funcionário e descobri que durante os doze anos que ali trabalhava ele nunca preparou ninguém para a sua função. Nunca ensinou ninguém. Guardava todas as informações como um segredo particular. Ele até dizia que não ensinava nada porque ninguém nunca ensinou nada a ele. Aprendi tudo sozinho, dizia ele, e agora não vou “entregar o ouro para o bandido”. Pense neste caso que estou relatando.
 Se você, excelente colaborador, não preparar pessoas para lhe sucederem, você mesmo está se condenando a morrer na função atual. Você jamais poderá ser promovido porque só você sabe fazer tão bem aquela função. Você está dando um tiro no próprio pé!
 Constatei a mesma realidade ocorrer em muitas empresas. Funcionários excelentes que nunca são promovidos por serem excelentes no que fazem e não terem preparado sucessores para suas funções.
 Nesta semana, pense se você não está incorrendo nesse erro e nessa ilusão. Lembre-se que quanto mais você for competente e dedicado, formar pessoas e dividir seus conhecimentos, maiores serão as chances de você ser promovido. Não acredite em quem diz que você não deve ensinar o que sabe. Não acredite na idéia de que seu colega de trabalho é o “bandido” para quem você não deve “entregar o ouro”.
 É justamente seu colega de trabalho que poderá propiciar a sua promoção e o seu desenvolvimento. Quanto mais você compartilhar idéias e conhecimentos, melhor você será avaliado. Quanto melhor for avaliado, maiores suas chances de crescer profissionalmente.
 Pense nisso. Sucesso!

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais