Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Padrões claros e definidos evitam injustiças


Um dos maiores problemas que encontramos na relação entre chefes e subordinados, é que os subordinados não sabem exatamente o que os chefes desejam. Muitas vezes, os subordinados são entulhados de orientações, ordens, exemplos confusos e, às vezes, contraditórios aos que os chefes dizem querer. Sem um parâmetro claro para o seu comportamento, os subordinados fazem tentativas de acertar e quase sempre erram. O que mais confunde é quando o subordinado uma hora é elogiado e outra hora punido por uma mesma coisa que tenha feito. Num dos vários casos que analisamos, o funcionário foi punido por ter dado desconto a um cliente e igualmente punido por não ter dado desconto a outro cliente, num mesmo produto. A alegação do chefe foi a de que o segundo cliente era amigo do patrão e o primeiro não. Como um subordinado pode saber das amizades de seu patrão?
 Quando os padrões, orientações, normas e procedimentos não são claros, definidos, obrigatórios e as exceções também não são esclarecidas e definidas, encontramos na empresa um sentimento de injustiça em quase todos os níveis e processos.
 Assim, para evitar que essa confusão se estabeleça, é preciso criar padrões e fazer com que eles sejam cumpridos. Quando houver possibilidade de exceções é preciso que elas tenham um tratamento definido e, novamente, seguido. Portanto, até para as exceções é preciso um padrão.
 Após o estabelecimento dos padrões, normas e procedimentos para todos os processos essenciais da empresa, é preciso difundi-los entre os colaboradores.   E, após essa fase de divulgação e conhecimento, é imperioso exigir o cumprimento dos padrões, normas e procedimentos. A empresa que não exige o fiel cumprimento de seus padrões e não pune exemplarmente os que não cumprirem, fica desmoralizada perante seus colaboradores. Infelizmente, essa é a triste realidade de grande parte das empresas.
 Faça uma análise dos processos essenciais de sua empresa e crie padrões, normas e procedimentos simples para cada um deles. Você verá que muitas injustiças serão evitadas e muitos problemas resolvidos.
 Pense nisso. Sucesso!


 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais