Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Os pequenos golpes

os-pequenos-golpes

Há pessoas que perdem toda a sua credibilidade por darem “pequenos golpes”. Esses pequenos golpes acabam virando um verdadeiro vício. E a pessoa viciada em dar pequenos golpes chega a não mais perceber o mal que faz a si mesma, mais até que aos outros. As outras pessoas passam a evitá-la e, em alguns casos, até a ridicularizá-la. O mais interessante é que essas pessoas viciadas em dar pequenos golpes não têm necessidade alguma de fazer o que fazem. Acham-se espertas e quase sempre são donas da verdade e cheias de regras de moral para outras pessoas.

 

Os pequenos golpes vão desde tomar emprestado uma quantia pequena de dinheiro e não mais pagar ou alguma coisa e não devolver, até fingir que está doente para faltar ao trabalho.

 

Não são as grandes coisas que atraem esses pequenos golpistas. São as pequenas. O seu conceito de honestidade é volátil e justificam seus golpes afirmando que a outra pessoa é rica, ou “não vai se importar”. São parentes, amigos, colegas de trabalho que nos pedem favores pouco éticos e nos obrigam a dizer não. São os que  usam de sua posição na empresa para conseguir favores pessoais, brindes e outras pequenas vantagens como convites para festas, etc. Certa vez vi cinco gerentes de empresas diferentes tomando um mesmo táxi após um evento e todos afirmaram que iriam apresentar a conta integral do táxi às suas respectivas empresas. E eram todos gerentes!

 

Há ainda os grandes que dão pequenos golpes em pessoas humildes. Atrasam o pagamento a pequenos fornecedores; deixam pessoas simples esperando na sala de espera e mandam dizer que não estão, pedindo para voltar outro dia para receber quantias pequenas, etc. A lista de pequenos golpes pode ser muito grande e sempre beiram a desonestidade e o desrespeito.

 

Cuidado para não cair no ridículo achando-se esperto ao dar pequenos golpes. Pode ter certeza que todos percebem sua atitude e o mais prejudicado será sempre você.

 

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais