Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Cuidado com os "palpiteiros" externos que querem mudar tudo em sua empresa

 

Tenho visto empresários fazerem mudanças desastrosas em suas empresas. Tenho visto executivos tomarem decisões que ninguém compreende e que todos sabem que não vão dar certo. Tenho ouvido comentários de funcionários perdidos, sem entenderem a razão de mudanças em coisas que jamais poderiam ser mudadas nas empresas em que trabalham.Tenho visto pessoas espantadas ao assistirem mudanças em coisas que eram a razão do sucesso de uma empresa da qual eram clientes satisfeitos.
 O que terá acontecido?
 Na análise que fizemos, essas decisões são tomadas após o empresário ou executivo dar ouvidos a verdadeiros “palpiteiros” travestidos de consultores e gurus, que se apresentam com idéias mirabolantes para mudar tudo na empresa.
 O perigo é que esses “palpiteiros” acham-se donos da verdade e não respeitam a história, o presente e a visão de futuro que trouxe aquela empresa ao sucesso que tem hoje. Além disso, não estudam a realidade concreta do mercado e dos clientes que a empresa atende. Eles querem mudar por mudar, imprimir a sua marca. Chegam com pacotes prontos que acreditam servir para todas as empresas, todos os setores, todos os clientes. O empresário, muitas vezes inseguro frente à competição acirrada, acredita na exposição bem feita, com gráficos e tabelas, por aquela pessoa bem trajada e só descobre a armadilha em que caiu depois de muitos meses em que a empresa se transformou numa verdadeira Torre de Babel e começou a irritar os clientes.
 Para não se enganarem, os empresários e executivos devem desafiar os próprios colaboradores da empresa a fazer uma análise criteriosa das verdadeiras razões de sucesso ou fracasso de sua empresa. Envolver as pessoas que vivem a empresa para estudar as pequenas coisas que a empresa sempre fez e que deixou de fazer, sem que se saiba muito bem a razão. Criar mecanismos internos para descobrir o que seus clientes realmente pagam e valorizam. Com certeza, as próprias pessoas que trabalham na empresa, se forem chamadas a pensar e a elas dadas as ferramentas certas para agir, apresentarão idéias e soluções muito melhores que muitos palpiteiros externos.
 Pense nisso. Sucesso! 

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais