Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Ciência e Inovação no Brasil

ciencia-e-tecnologia-no-brasil-professor-marins

 

Um estudo de Kirsten Bound, publicado em julho de 2008 através da DEMOS, uma ONG que realiza estudos de alto nível, com sede no Reino Unido, e com o patrocínio de entidades de peso como British Council, Microsoft Research, Fundo Britânico para a Ciência, Tecnologia e Artes (NESTA) e UK Trade and Investment (UKTI), fez uma radiografia profunda da ciência e inovação no Brasil. O estudo tem como título “Brazil, The Natural Knowledge Economy” que traduzido livremente é “Brasil, a economia do conhecimento, por natureza”.

 

O autor demonstra a sua perplexidade com a falta de interesse e conhecimento que a Europa tem em relação ao Brasil. Com dados internacionais, ele coloca o Brasil como o 15o. país do mundo em produção científica com um crescimento nessa produção de 8% ao ano, na frente de países com longa tradição científica como Bélgica e Israel. O número de doutores e mestres tem crescido a uma taxa de 12% ao ano e é 10 vezes maior que há vinte anos, com 1.900 cursos de mestrado e 988 programas ativos de doutoramento em nossas universidades.

 

Além de nosso crescimento na produção científica, o autor chama a atenção para os resultados de uma pesquisa do Instituto Gallup, publicada em 2007 sobre a “consciência subjetiva de bem-estar da população” feita em 130 países. A pesquisa coloca o Brasil em 7º Lugar, ou seja, segundo seu próprio povo, viver no Brasil é uma experiência positiva.

 

Nesta Semana da Pátria, nada mais alentador do que ler esse estudo de mais de 150 páginas e que mostra que o Brasil está entre as nações de maior produção científica do mundo moderno, sendo líder em algumas áreas como biocombustíveis e recursos naturais e com uma população que diz se sentir bem em viver aqui.

 

Eu sempre afirmei ser o Brasil um cálice de vinho pela metade. Há uma parte vazia, mas há também uma parte cheia. E quando somos bombardeados por tantas notícias ruins de nossa parte vazia, faz bem à nossa alma de brasileiros ler um estudo que procura mostrar a parte cheia desse cálice chamado Brasil.

 

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais