Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Sede de aprender


Philip Kotler, o mais renomado professor de marketing do mundo, Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz de 2006 e outros renomados pensadores afirmaram, surpresos, que nunca haviam presenciado em lugar algum no mundo, 3.500 empresários e executivos reunidos num só lugar durante três dias inteiros, com tanta sede de aprender. Isso, disseram eles, faz do Brasil um País do presente e não mais só do futuro. Esses comentários públicos e informais foram feitos durante a Expomanagement 2008, realizada pela HSM em São Paulo, nos dias 10,11 e 12 de novembro.
 E o que nos disseram esses pensadores mundiais?
 Se pudermos sintetizar a riqueza do conhecimento e da experiência de todos, teremos alguns pontos essenciais:
 1. Com as mudanças que estamos experimentando e, possivelmente, ampliadas pela crise internacional, somente vencerão as empresas capazes de inovar, de fato, em produtos e serviços a clientes cada vez mais exigentes. Fazer da inovação um processo constante e permanente é um enorme desafio para os gestores;
 2. A complexidade do mercado e a competição global exigem gente excelente, comprometida e com alto grau de envolvimento com a realidade do mercado e da tecnologia. Sem gente excelente será impossível vencer. E como gente excelente não se encontra com facilidade, cabe à empresa formar pessoas excelentes e procurar retê-las, motivá-las, incentivá-las, retendo os melhores e não permitindo que pessoas de baixo desempenho e comprometimento permaneçam na empresa;
 3. As empresas devem buscar, com seriedade, ações concretas de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental e não só falar sobre esses temas;
 4. A empresa deve buscar a união como foco no cliente e no mercado, deixando de gastar energia com brigas internas entre áreas e departamentos;
 5. Nos períodos de crise as melhores empresas se destacam e crescem. Agora é a hora de aumentar ainda mais a excelência em tudo, pois somente os bons sobreviverão e os excelentes vencerão os apenas bons.
 Reflita sobre estes cinco temas e, rapidamente, passe da reflexão à ação.
 Pense nisso. Sucesso!

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais