Artigos do Professor Marins e textos discutidos nos Programas de TV

Ninguém é empreendedor sozinho


Estou lançando neste novembro, o livro “Ninguém é empreendedor sozinho: o novo Homo habilis” pela Editora Saraiva. O livro trata de empreendedorismo pessoal e profissional e dá dicas fortes para que uma pessoa transforme seus sonhos em ação e que essas ações tenham resultado.
 Nunca tivemos uma sociedade com tantas mudanças ocorrendo ao mesmo tempo e todos, sem exceção, temos que ser empreendedores, seja como empresários, seja como colaboradores de uma empresa ou organização. Se todas as pessoas não sonharem e se todas não lutarem para transformar seus sonhos em ação e suas ações em resultados, teremos um marasmo, que é o caminho mais curto para o fracasso pessoal, profissional e empresarial.
 Como os dias de hoje exigem velocidade, é preciso que sejamos simples, pois só a simplicidade poderá trazer a velocidade. Pessoas complicadas e empresas complexas geralmente são lentas, pesadas, pouco ágeis. Hoje, não é o maior que vencerá o menor, o mais ágil é que vencerá o mais lento. Cabe a todas as pessoas de uma organização a responsabilidade de simplificar, desburocratizar, ir ao encontro dos anseios dos clientes para surpreendê-los, encantá-los e não só atendê-los. Atender bem os clientes já não basta. É preciso surpreendê-los e encantá-los e para isso precisamos de verdadeiros empreendedores em nossas empresas. Empreendedores que sejam capazes de inovar, de criar, de fazer diferente e ainda reduzir custos e trabalhar com eficácia e eficiência. Todos nós sabemos que o desafio é enorme, mas não adianta chorar. Agora é passar do plano do choro ao plano da ação.
 E, como ninguém é empreendedor sozinho, a união é fundamental. Assim, a empresa tem que trabalhar cada vez mais unida - pessoas e departamentos - tendo como foco o cliente, o mercado.
 Pense nisso. Sucesso!

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais