Artigos do Professor Marins e textos discutidos nos Programas de TV

Novos tempos, novos cuidados (sobre o assédio moral)

 

ASSEDIO-MORAL2

 

Estamos entrando na segunda década do século XXI. E não há dúvidas de que estamos vivendo novos tempos. E novos tempos exigem cuidados novos. 

 

Hoje temos que tomar muito cuidado com o que falamos e como falamos. Temos que tomar cuidado ao emitir opiniões, ao falar de terceiros, ao nos referir a alguém. Temos que tomar muito cuidado com as brincadeiras que fazemos e com quem brincamos. Temos que ter redobrado respeito às minorias e demonstrar, em palavras e ações esse respeito. A relação chefe-subordinado exige extrema atenção e cuidado. Qualquer deslize pode ser considerado assédio moral com graves consequências para o autor e para a empresa.


 Assim, aqui vão alguns conselhos para começar qualquer momento bem:

 

1. Controle seu temperamento impulsivo de falar de forma rude com subordinados, colegas de trabalho, clientes e fornecedores;
2. Controle seu ímpeto de fazer comentários desairosos sobre o trabalho de alguém para terceiros, mesmo que você se ache com razão;
3. Jamais dirija palavras de baixo calão (palavrões) para um subordinado, colega de trabalho ou qualquer pessoa no ambiente de trabalho;
4. Cuide de seu vocabulário. Nunca xingue alguém de “burro” ou faça ironias sobre a inteligência de outra pessoa;
5. Não faça comentários étnicos ou seja, em relação a outras nacionalidades ou culturas;
6. Jamais faça comentários sobre diferenças sexuais no trabalho;
7. Evite brincadeiras que possam ser interpretadas como de mau gosto;
8. Não conte anedotas que possam ser consideradas ofensivas a alguém ou a algum grupo de pessoas;
9. Cuidado com o seu comportamento nas reuniões formais e sociais. Não dê margem a qualquer interpretação errada de seu comportamento;
10. Procure manter seu bom humor ao tratar com pessoas, mesmo em situações adversas no ambiente de trabalho.

 

Tenho certeza que você me dirá que estou exagerando, mas acredite que não estou. E é melhor prevenir que remediar. As pessoas estão muito sensíveis em relação aos comportamentos no ambiente de trabalho e novos tempos exigem comportamentos novos.

 

Pense nisso. Sucesso!

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais