Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Modelos mentais afetam nossas decisões

Conheci uma família europeia que veio ao Brasil num voo fretado diretamente para uma praia do Nordeste. Foram do aeroporto ao hotel à beira da praia e lá ficaram por uma semana. Como só ficaram nessa praia e na vila ao lado, viram poucas pessoas usando sapatos fechados. Quando os encontrei na Europa eles me disseram ter ficado surpresos ao ver que no Brasil as pessoas não têm o hábito de usar sapatos. Surpreso, ri do comentário deles, e eles disseram ter comprovado pessoalmente essa realidade.
Modelos mentais, ideias preconcebidas, juízos baseados em poucas experiências passadas,  afetam nosso processo de tomada de decisões. Ficamos presos a modelos mentais, muitas vezes, falsos ou ultrapassados e corremos o risco de tomar decisões erradas.
Nossos modelos mentais são formados por nossa história de vida, nossa formação, pela influência de outras pessoas, por fatos acontecidos, por opiniões alheias, enfim através da nossa vida. Nem sempre os modelos mentais que temos correspondem à realidade. Muitas vezes, tomamos um evento único que presenciamos como se fosse sempre daquela maneira.  Ou mesmo tomamos a opinião de alguém como sendo totalmente verdadeira, sem analisarmos o contexto ou mesmo a pessoa que emitiu tal opinião.
Assim, é preciso tomar cuidado com nossos modelos mentais e com ideias preconcebidas. Quando conhecemos uma pessoa desde sua infância ou juventude e a vemos em um posto muito elevado, podemos ter a tendência a julgá-la com o nosso conhecimento dela na infância ou juventude e emitir um juízo falso em relação à realidade presente. Uma empresa que, no passado, tenha tido dificuldades financeiras, pode ter sua imagem comprometida por longos anos após ter saído de suas dificuldades, exatamente porque as pessoas conservam seu conceito antigo.
Para não cairmos na armadilha dos modelos mentais é preciso que façamos um esforço de pesquisa, de análise fria e desapaixonada da situação. É preciso que nos lembremos que as pessoas mudam; as empresas mudam; as situações mudam. Se olharmos no espelho e fizermos uma autorreflexão, veremos que nós mesmos mudamos nos últimos anos e ainda assim nos deparamos com pessoas que nos veem da mesma forma de quando nos conheceram. Nunca se esqueça: modelos mentais afetam nossas decisões. Não caia nessa armadilha.
Pense nisso. Sucesso! 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais