Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

Sucesso e autoestima

Autoestima é o conceito que temos de nós próprios. Quem tem uma baixa autoestima acha-se sempre incapaz de enfrentar os desafios da realidade. Essas pessoas não têm sequer disposição e coragem para tentar. Sequer se esforçam, pois acreditam, de antemão, serem incapazes, incompetentes, “azaradas”, etc.
Quem tem uma autoestima elevada, acredita na sua capacidade de enfrentar desafios. Mesmo que o que tenha que ser enfrentado se mostre difícil, ele tenta, ele enfrenta, ele não desiste fácil, ele busca o acerto.
Não se deve confundir baixa autoestima com humildade. Há pessoas que disfarçam sua baixa autoestima numa capa de “pessoa humilde”.
Da mesma forma não se deve confundir alta autoestima com soberba, arrogância, achar-se o “maior” e “invencível”.
Há vários graus de baixa autoestima como há vários graus de alta autoestima. É natural termos receio ao enfrentarmos uma coisa desconhecida. Isso nem sempre é sinônimo de baixa autoestima. A baixa autoestima existe quando já me acho incapaz do sucesso no trabalho, na vida e não tenho sequer disposição para lutar.
Pessoas de muito sucesso, às vezes demonstram sua baixa autoestima quando imaginam-se não merecedoras do sucesso que conseguiram. Pensam sempre que alguma “desgraça” vai acontecer e que os fará fracassar.
 No mundo competitivo de hoje, ninguém pode vencer com baixa autoestima. É preciso acreditar em si próprio e na sua capacidade de enfrentar desafios e vencer. É preciso saber que todos merecemos o sucesso e podemos conseguir chegar onde quisermos desde que trabalhemos para isso, lutemos para isso com inteligência e vontade.
As pessoas com alta autoestima querem mais, tentam mais, experimentam mais, erram mais justamente porque fazem mais, participam mais, comprometem-se mais.
Quando você luta, tenta, acredita, faz, erra e acerta, sua autoestima aumenta e você entra num círculo virtuoso de acreditar na sua própria capacidade.
Achar-se “sem sorte”, vítima dos outros e do mundo, um eterno incapaz é uma verdadeira doença que precisa ser combatida com rigor por todos nós, conosco mesmos. E só nós mesmos poderemos combater essa doença.
Nesta semana, cuide de sua autoestima. Pense nisso. Sucesso!

 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais