Artigos do Prof. Marins e textos dos programas de TV

As armadilhas das festas de final de ano em sua empresa

João bebeu de tudo; ameaçou tirar a roupa; subiu na mesa; falou um monte de palavrões e dançou; acabou caindo da mesa que desmontou com o seu peso. Angélica misturou vinho com gin e vodka e vomitou em cima do seu chefe; caiu no choro, morta de vergonha. Lúcia deu um super-beijo no vigia que a agarrou para o desespero do chefe da segurança. Roberto, bêbado, foi tirar a mulher do presidente para dançar...

 

É tempo de festas! Churrascos, pizzas,  happy hours, revelação de amigos secretos, etc.,  comemoram o final de mais um ano em quase todas as empresas.

 

O meu sincero conselho é que você tome cuidado para comemorar com estilo, sem excessos, pois do contrário poderá cair numa armadilha terrível da qual será difícil se livrar.

 

O clima de total descontração faz com que muitas pessoas percam completamente o bom senso e abusem da bebida e da comida e deem vexames memoráveis. A imagem de seriedade de muitos funcionários é totalmente destruída nessas poucas horas em que as pessoas confundem as coisas e cria-se um clima de “tudo pode”.

 

Conheço chefes que nunca mais recuperaram o seu prestígio junto aos subordinados e superiores. Conheço pessoas que acabaram sendo demitidas por assédio sexual numa bebedeira de comemoração na empresa. Conheço pessoas que acabaram pedindo demissão de vergonha pela baixaria que causaram num desses festins. Uma dessas pessoas simplesmente vomitou no bolo que tinha um pequeno Papai Noel de açúcar na hora em que o presidente fazia o discurso de comemoração por mais um ano de vitórias. Nunca mais apareceu na empresa...

 

Assim, comemore, mas cuidado! Não caia na armadilha de se deixar levar pela descontração total e do querer acompanhar os acostumados a beber sem sentirem-se mal. Conheça os seus limites e terá um final de ano feliz.

 

Pense nisso. Sucesso! Comemore! 

Enviar para DiggEnviar para FacebookEnviar para Google PlusEnviar para TwitterEnviar para LinkedIn

Informações Adicionais