Escrito por Luiz Marins
Um homem vendia cachorro quente em frente a uma escola. Ele fazia isso há 30 anos. Ele não assistia televisão, e nem lia jornais, mas produzia e vendia o melhor cachorro quente da cidade e da região.
Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela cidade, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava. As vendas foram aumentando e, cada vez mais ele comprava o melhor pão e a melhor salsicha. Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender a quantidade de fregueses e o negócio prosperava…. Seu cachorro quente era o melhor de toda a região! Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola a todos os filhos: um fez medicina, outro odontologia, outro veterinária, outro engenharia e sempre nas melhores faculdades do Brasil. O filho mais novo foi estudar economia também numa das melhores faculdades do país.
Finalmente o filho já formado, voltou para casa e teve uma séria conversa com o pai:
– “Pai , então você não ouve rádio? Você não vê televisão e não lê jornais? Há uma grande crise no mundo. A situação do nosso país é crítica. Está tudo ruim. O Brasil vai quebrar!”.
Depois de ouvir as considerações do filho estudado, o pai pensou: bem , se meu filho estudou economia, lê jornais, vê televisão, então só pode estar com razão…
Com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de pão mais barato (e é claro pior) e começou a comprar salsicha mais barata (que era, também, a pior). Para economizar, parou de fazer os seus cartazes de propaganda na estrada. Abatido pela notícia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta…
Tomadas todas essas “providências” as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo e chegaram a níveis insuportáveis e o negócio de cachorro quente do velho que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar economia, quebrou.
O pai triste, então falou para o filho.
– “Você estava certo meu filho, nós estamos no meio de uma grande crise”. E comentou com os amigos:
– “Bendita hora que eu fiz meu filho estudar economia. Ele me avisou da crise…”.
Nesta semana, pense nisso. Faça uma autocrítica do seu comportamento e visão empresarial frente à “crise”.
Pense nisso. Sucesso!